Como extrair o DNA de um morango?

Índice

Como extrair o DNA de um morango?

Como extrair o DNA de um morango?

Método (ou como fazer)

  1. Coloque um morango, previamente lavado e sem as sépalas (as folhinhas verdes) em um saco zip loc.
  2. Esmague o morango com o punho por, no mínimo, 2 minutos.
  3. Adicione a solução de extração ao conteúdo do saco.
  4. Misture tudo, apertando com as mãos, por 1 minuto.

Por que utilizamos morangos para extrair o DNA?

Cada uma das hélices do DNA serve como molde para a construção do novo DNA. Por que utilizamos o morango para extrair o DNA. Uma das razões de se trabalhar com morangos é que por serem muito macios e fáceis de homogeneizar, são mais eficientes para se extrair o DNA.

Como os morangos produzem cromossomos?

Morangos maduros também produzem pectinases e celulases, que são enzimas que degradam a pectina e a celulose (respectivamente), presentes nas paredes celulares das células vegetais. Além disso, os morangos possuem muito DNA: eles possuem 8 (oito) cópias de cada conjunto de cromossomos (são octoplóides!).

Por que se utiliza o morango?

Utilização do morango: Os motivos pelo qual se utiliza o morango, é porque ele é mais macio, fácil de se misturar e é mais eficientes para realizar a extração do DNA. Morangos maduros também produzem pectinase e celuloses, enzimas que degradam a pectina e a celulose, presentes nas paredes das células vegetais.

Como remover o DNA do detergente?

Em seguida o DNA é separado das proteínas. O detergente/shampoo permite a desestruturação das moléculas de lipídios das membranas. Com a ruptura das membranas o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltam-se e dispersam-se na solução. A adição do sal (NaCl) proporciona ao DNA um ambiente favorável para a extração de DNA.

Postagens relacionadas: