Como saber se IPVA foi protestado?

Índice

Como saber se IPVA foi protestado?

Como saber se IPVA foi protestado?

Se ainda constam pendências, mesmo após a liquidação dos débitos que estavam inscritos em dívida ativa, por favor, acesse o endereço eletrônico www.fazenda.sp.gov.br e entre no link IPVA (na página inicial, no meio da tela à direita), para verificar a situação do seu veículo.

Como funciona protesto de IPVA?

Os débitos do IPVA estão sendo levados a protesto após inscritos. O procedimento é realizado da seguinte forma: os débitos são enviados ao Cartório de protesto que notificará o contribuinte para que ele pague o débito antes de protestá-lo.

Qual a ilegalidade do protesto do IPVA?

ILEGALIDADE; INCONSTITUCIONALIDADE E ABUSIVIDADE DO PROTESTO DO IPVA. Previsto no artigo 155, inciso III, da Constituição Federal, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é regulado pelas legislações estaduais específicas.

Como é regulado o IPVA?

Previsto no artigo 155, inciso III, da Constituição Federal, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é regulado pelas legislações estaduais específicas. Excetuando-se parcialmente ao Princípio da Anterioridade no tocante ao período nonagesimal, o IPVA respeita, como regra, todos os Princípios Constitucionais Tributários.

Como Pagar a multa do IPVA?

Além disso, é necessário pagar uma multa. Não é um valor elevadíssimo, mas pesa no orçamento mensal da família. O preço da multa é de R$ 293,47. Então, não pagar o IPVA gera multa e pontos na CNH, mas existe ainda outra forma de punição. Se não pagar a dívida após ser notificado pelo correio, o motorista é colocado no cadastro de dívida ativa.

Qual a alíquota do IPVA?

O valor que o Estado em que você reside decide cobrar ( alíquota entre 1% e 6%) se refere ao preço que você pagou pelo veículo automotor. Em outras palavras, quanto mais caro e mais novo for o seu carro, maior será o preço cobrado pelo IPVA. Se você mora no Estado de São Paulo, o governo facilitou bastante a vida dos proprietários de veículo.

Postagens relacionadas: