Qual o objetivo de trabalhar o nome?
Índice

Qual o objetivo de trabalhar o nome?
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar um inicio de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia ...
Como trabalhar o próprio nome na educação infantil?
Conheça sugestões que podem ser trabalhadas com o apoio das famílias e bastante participação ativa dos alunos
- Lista com nomes das crianças da turma. ...
- Jogos de bingo. ...
- Canções e brincadeiras faladas. ...
- Recursos digitais. ...
- Livro do nome. ...
- Planos de aula.
Como trabalhar com o nome de uma criança?
Na aula, peça que cada criança fixe seu nome, na coluna que apresentar a inicial do seu nome. Desse modo, o nome "Ana" ficará na coluna da letra "A". Aproveite para discutir com os alunos com que letra cada nome termina. Deixe o cartaz exposto por alguns dias. Depois de trabalhar com os cartazes, é hora de preparar uma atividades com a chamada.
Como fica o nome da criança na Escola?
Todos os nomes são colocados no cartaz "casa" e, na hora da chamada, a professora pergunta: "Essa criança ficou em casa ou veio para a escola?". Se está presente, o nome passa para o cartaz "escola". Se não está, permanece no cartaz "casa".
Como escrever o nome das crianças em papel branco?
Escreva o nome das crianças em papel branco e recorte. Prepare um cartaz dividido em colunas de acordo com o número de letras dos nomes. Em sala, construa o cartaz com os alunos, fixando os nomes nas colunas de acordo com cada caso. Por exemplo, "Ana" deve ficar na coluna que apresenta o número "3", e assim por diante.
Como apresentar o sistema de escrita para os alunos da Educação Infantil?
Uma das muitas maneiras de apresentar o sistema de escrita para os alunos da Educação Infantil é através do nome próprio, pois “o nome traz mais do que uma grafia específica, ele traz também uma história, um significado” (BRASIL, 1998. p.38).