O que é trabalhando com tirinhas?
Índice
- O que é trabalhando com tirinhas?
- Como explicar gênero textual tirinha?
- O que o aluno aprende com tirinhas?
- Como trabalhar com tirinhas?
- Qual é o objetivo do gênero charge?
- Como trabalhar com a tirinha nas aulas?
- Será que as crianças precisam de tirinha?
- Qual a duração da tirinha?
- Qual a melhor maneira de lidar com tirinha?

O que é trabalhando com tirinhas?
As tirinhas permitem ao professor trabalhar o gênero história em quadrinhos e suas características textuais. É um ótimo recurso para trabalhar imagens e frases. A tirinha é uma forma divertida de se trabalhar o gênero textual, interpretação e escrita das palavras.
Como explicar gênero textual tirinha?
A tirinha é um gênero derivado das histórias em quadrinhos. Trata-se de uma curta sequência (narrativa) de quadrinhos que, em geral, faz uma crítica aos valores sociais. Tem uma publicação bastante regular. São como histórias em quadrinhos (HQ's), porém bem mais curtas.
O que o aluno aprende com tirinhas?
O que o aluno poderá aprender com esta aula Produzir frases e textos a partir de uma tirinha; Perceber e comparar a finalidade de um texto; Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Como trabalhar com tirinhas?
Uma outra forma de trabalhar as tirinhas na sala de aula, é pedindo para os alunos produzirem suas próprias historinhas. Defina com os alunos quais meios serão divulgados e para quem serão divulgadas. Pode ser criado um mural na escola, ou até mesmo montado um gibi reunindo todas as tirinhas da turma.
Qual é o objetivo do gênero charge?
Gênero textual que faz críticas aos temas de interesse público. Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social.
Como trabalhar com a tirinha nas aulas?
A tirinha une perfeitamente esses fatores e é um gênero textual que deve ter seu lugar nas aulas”, explica a formadora de professores de Língua Portuguesa Heloísa Ramos. Para trabalhar com as tirinhas, é preciso entender de onde elas surgiram.
Será que as crianças precisam de tirinha?
Especialistas da área de linguagem defendem que sim. “Precisamos preparar as crianças para as multiplataformas e multilinguagens do mundo contemporâneo. A tirinha une perfeitamente esses fatores e é um gênero textual que deve ter seu lugar nas aulas”, explica a formadora de professores de Língua Portuguesa Heloísa Ramos.
Qual a duração da tirinha?
A tirinha é uma forma divertida para se trabalhar gênero textual, interpretação e ortografia. 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. Professor, faça com a turma uma visita à biblioteca da escola e descubra o universo dos gibis com a turma.
Qual a melhor maneira de lidar com tirinha?
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula. 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. Professor, para a presente aula, sugerimos que você escolha uma tirinha para ser lida na sala de aula.