O que é a educação emocional?
Índice
- O que é a educação emocional?
- Como desenvolver a educação emocional na escola?
- Qual é a importância da educação emocional?
- Qual o papel da emoção na educação e de que forma a mesma pode estimular no processo de Ensino-aprendizagem do aluno?
- Quais os benefícios que a educação emocional pode trazer para o indivíduo?
- Como trabalhar Educação emocional na Educação Infantil?
- Por que a emoção influencia o processo de aprendizagem?
- Como negar que a emoção está envolvida no processo educacional?
- Como a equipe escolar deve colaborar para a formação emocional do aluno?
- Qual é o processo de ensino?

O que é a educação emocional?
Educação emocional é um processo educativo direcionado ao aprimoramento das habilidade cognitivas. Seu foco é ensinar o indivíduo a conhecer e nomear as emoções, reconhecer a presença delas, os seus gatilhos e compreender o que elas estão tentando transmitir.
Como desenvolver a educação emocional na escola?
Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso colocar os sentimentos para fora e aprender a conhecer os pontos fortes e fracos. Diferentemente de uma disciplina comum, as emoções não se aprendem ao ler um livro ou fazer um curso, sendo necessário praticar e experimentar situações diferentes.
Qual é a importância da educação emocional?
As vantagens de desenvolver a Educação Emocional Desenvolvimento de mais empatia pelo próximo; Melhor controle e equilíbrio emocional; Melhoria da capacidade de tomar decisões; Aumento de comprometimento com os objetivos e metas escolares.
Qual o papel da emoção na educação e de que forma a mesma pode estimular no processo de Ensino-aprendizagem do aluno?
A emoção dirige, conduz e guia a cognição, não se pode compreender a aprendizagem sem reconhecer o papel dela em tão importante função adaptativa humana. ... Logo, quer a emoção, quer a cognição, devem ser enquadradas num contexto social e obviamente cultural.
Quais os benefícios que a educação emocional pode trazer para o indivíduo?
A revisão bibliográfica demonstrou que elevar as competências emocionais como: autoconsciência, autocontrole e empatia, possibilitará ao educando saber lidar com sentimentos de raiva, frustração, medo e outras emoções perturbadoras e aflitivas, presentes no cotidiano e contribuirá para à aprendizagem na escola e, ...
Como trabalhar Educação emocional na Educação Infantil?
7 dicas para desenvolver a inteligência emocional em crianças
- Comece com mais ação e menos fala. ...
- Incentive a comunicação das emoções. ...
- Permita que seu filho se expresse por meio das artes e dos esportes. ...
- Trabalhe a resiliência a frustrações. ...
- Ajude-o a identificar as emoções. ...
- Respeite as emoções.
Por que a emoção influencia o processo de aprendizagem?
Por esta razão, é preciso ter consciência de que a emoção influencia o momento da aprendizagem. O processo de ensino envolve relacionamentos (entre professor e alunos, entre alunos) e saber conviver com o outro (e consigo mesmo) também é um aprendizado.
Como negar que a emoção está envolvida no processo educacional?
Como negar que a emoção está intimamente envolvida no processo educacional? Clique e saiba mais! Acredito que a escola deva colaborar para a formação emocional do educando. E que uma educação completa seja aquela que contempla a formação integral do ser: seu aspecto físico, cognitivo, emocional e social.
Como a equipe escolar deve colaborar para a formação emocional do aluno?
A equipe escolar deve saber colaborar para a formação emocional do aluno. E, realmente, não há manual de instruções para isso. É importante ressaltar que o trabalho pedagógico deve associar o aspecto emocional ao pensamento, ou seja, o que determinadas emoções influenciam, negativa ou positivamente, no processo de aprendizagem.
Qual é o processo de ensino?
O processo de ensino envolve relacionamentos (entre professor e alunos, entre alunos) e saber conviver com o outro (e consigo mesmo) também é um aprendizado. Um aprendizado que envolve respeito, controle das emoções em situações diversas (e adversas), concentração, superação, aceitação, motivação...