Como o professor de Educação Física deve atuar com alunos com síndrome de Down?

Índice

Como o professor de Educação Física deve atuar com alunos com síndrome de Down?

Como o professor de Educação Física deve atuar com alunos com síndrome de Down?

Portanto é dever do professor de Educação Física fazer o possível para desenvolver aulas proveitosas, em turmas com crianças com ou sem deficiência, proporcionando o bom desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social dos alunos.

Quais são as características fisiológicas que as pessoas com síndrome de Down possuem e as respectivas adaptações que devemos realizar nas aulas de educação física?

As principais características da pessoa com a síndrome são olhos amendoados, Prega simiesca, encurtamento dos dedos, pescoço curto, língua protrusa, flexibilidade em excesso nas articulações, problemas cardíacos e na visão, nariz achatado, microcefalia e anomalias em outros sistemas corporais.

O que é instabilidade Atlanto axial na síndrome de Down?

A instabilidade atlantoaxial (IAA) é caracterizada pelo aumento da mobilidade da articulação C1-C2 devido a frouxidão ligamentar alar, sendo freqüente em portadores da Síndrome de Down.

Qual a forma mais comum de mau comportamento entre crianças com síndrome de Down?

A forma mais comum de mau comportamento entre as crianças com Síndrome de Down é o comportamento que visa obter atenção. No entanto, também pode haver frustração decorrente de sua dificuldade em lidar com o nível do trabalho que lhes é dado em sala de aula.

Como cuidar da criança com síndrome de Down na Escola?

Dessa forma, a criança com Síndrome de Down na escola precisa de estratégias diferenciadas no processo de aprendizagem. É muito importante que seja realizado um planejamento pedagógico que considere as características de cada criança.

Por que a repetição é importante para a criança com síndrome de Down?

A repetição é importante para as crianças com Síndrome de Down e o trabalho em etapas facilita a memorização e o aprendizado. Assim como os recursos concretos ajudam na aprendizagem da criança com Síndrome de Down, os comandos do professor também devem ser claros e simples.

Qual a estratégia adequada para a aprendizagem de crianças com síndrome de Down?

O suporte oferecido para as crianças com Down deve ser pensado de forma individualizada, ou seja, de acordo com o perfil de potencialidades e dificuldades cognitivas e comportamentais de cada criança. Porém, há alguns pontos norteadores para a escolha das estratégias que serão compreendidos através das 6 máximas da aprendizagem de crianças com DI:

Postagens relacionadas: