Quais são as dificuldades ortográficas?

Quais são as dificuldades ortográficas?
Os erros ortográficos
- Erros de transcrição da fala. ...
- Erros por supercorreção. ...
- Erros por desconhecimento das regras contextuais. ...
- Erros na marcação da nasalização. ...
- Erros devidos à concorrência. ...
- Erros nas sílabas complexas. ...
- Erros por troca de letras. ...
- Erros de segmentação.
O que é irregularidade ortográfica?
Essas palavras são aquelas que não são regidas por regras ortográficas, ou seja, referem-se aos casos em que os fonemas (sons), mesmo em contexto idênticos, podem ser representados por diferentes grafemas.
Como ensinar a ortografia em seu idioma?
Veja que, apenas o processo de visualização e memorização das palavras não é suficiente para que os alunos consigam adquirir uma boa ortografia, também é necessário ensinar as regras que regem e regulam a escrita em seu idioma.
Como é feita a ortografia na língua portuguesa?
Artur Gomes de Morais, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos maiores especialistas do Brasil na área, explica no livro Ortografia: Ensinar e Aprender como é feita a organização das regras ortográficas na língua portuguesa. De acordo com ele, existem palavras que mostram a relação entre letra e som de maneira irregular.
Como o aluno pode tirar suas dúvidas ortográficas?
Por isso, estimule o uso do dicionário como material de consulta. O aluno poderá tirar suas dúvidas ortográficas de uma forma mais autônoma. Professor converse com os alunos sobre o caráter convencional do nosso sistema ortográfico, ou seja, da norma culta, e faça-os refletirem sobre as semelhanças e diferenças entre a fala e a escrita.
Qual a finalidade das aulas ortográficas?
A partir das aulas que aqui serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: 2) Identificar as necessidades colocadas pelas situações de ensino e aprendizagem; 3) Reconhecer a existência de arbitrariedades em relação à convenção das normas ortográficas;