Como trabalhar com os erros ortográficos surgidos no processo de alfabetização?

Índice

Como trabalhar com os erros ortográficos surgidos no processo de alfabetização?

Como trabalhar com os erros ortográficos surgidos no processo de alfabetização?

Outra possibilidade é a consulta aos dicionários eletrônicos ou online. Eles oferecem sugestões de correção para a maioria das palavras digitadas equivocadamente. Essa facilidade não invalida o trabalho em sala. Sua missão nesse caso é fazer com que os estudantes percebam o erro e ganhem agilidade.

Quando começar o ensino da ortografia?

O ensino da ortografia deve ter início assim que o estudante começa a entender o sistema de escrita alfabética - de preferência ainda na 1ª série. Isto é, quando tiver aprendido o valor sonoro das letras e já puder ler e escrever pequenos textos.

Como é feita a ortografia na língua portuguesa?

Artur Gomes de Morais, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos maiores especialistas do Brasil na área, explica no livro Ortografia: Ensinar e Aprender como é feita a organização das regras ortográficas na língua portuguesa. De acordo com ele, existem palavras que mostram a relação entre letra e som de maneira irregular.

Como começar o processo de alfabetização?

O processo de alfabetização começa na educação infantil com atividades dinâmicas e lúdicas e no primeiro ano inicia o trabalho com a consciência silábica. Querer ensinar a criança a escrever ‘borboleta’ entregando para ela a palavra por escrito, não é um bom começo. O primeiro processo é fazê-la entender a palavra ‘borboleta’.

Qual o ponto de partida do trabalho com o tema ortográficos?

O ponto de partida no trabalho com o tema será sempre um diagnóstico para identificar o que a turma já sabe e quais erros ortográficos são mais frequentes. Foi o que fez Elaine de Paula, professora do 3º ano da EM Agnes Pereira Machado, em Catas Altas, a 142 quilômetros de Belo Horizonte.

Postagens relacionadas: