Como trabalhar com os erros ortográficos surgidos no processo de alfabetização?
Como trabalhar com os erros ortográficos surgidos no processo de alfabetização?
Outra possibilidade é a consulta aos dicionários eletrônicos ou online. Eles oferecem sugestões de correção para a maioria das palavras digitadas equivocadamente. Essa facilidade não invalida o trabalho em sala. Sua missão nesse caso é fazer com que os estudantes percebam o erro e ganhem agilidade.
Quando começar o ensino da ortografia?
O ensino da ortografia deve ter início assim que o estudante começa a entender o sistema de escrita alfabética - de preferência ainda na 1ª série. Isto é, quando tiver aprendido o valor sonoro das letras e já puder ler e escrever pequenos textos.
Como é feita a ortografia na língua portuguesa?
Artur Gomes de Morais, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos maiores especialistas do Brasil na área, explica no livro Ortografia: Ensinar e Aprender como é feita a organização das regras ortográficas na língua portuguesa. De acordo com ele, existem palavras que mostram a relação entre letra e som de maneira irregular.
Como começar o processo de alfabetização?
O processo de alfabetização começa na educação infantil com atividades dinâmicas e lúdicas e no primeiro ano inicia o trabalho com a consciência silábica. Querer ensinar a criança a escrever ‘borboleta’ entregando para ela a palavra por escrito, não é um bom começo. O primeiro processo é fazê-la entender a palavra ‘borboleta’.
Qual o ponto de partida do trabalho com o tema ortográficos?
O ponto de partida no trabalho com o tema será sempre um diagnóstico para identificar o que a turma já sabe e quais erros ortográficos são mais frequentes. Foi o que fez Elaine de Paula, professora do 3º ano da EM Agnes Pereira Machado, em Catas Altas, a 142 quilômetros de Belo Horizonte.