Onde fica o tendão patelar?
Índice
- Onde fica o tendão patelar?
- Como fortalecer o tendão patelar?
- O que acontece quando rompe o tendão patelar?
- Como fortalecer o tendão quadricipital?
- Qual a patologia do tendão patelar?
- Como fazer o diagnóstico de tendinite patelar?
- Por que a fisioterapia é indicada para tendinite patelar?
- Como fazer a crioterapia para a tendinite patelar?
Onde fica o tendão patelar?
O tendão patelar é uma estrutura fibrosa, muito forte que conecta a parte final da patela, que chamamos de polo inferior da patela a uma proeminência óssea localizada no início da tíbia, chamada de tuberosidade tibial anterior.
Como fortalecer o tendão patelar?
Inclinar o tronco para frente e flexionar o quadril até sentir um leve alongar na parte posterior da coxa. Colocar as mãos nos pés ou, se não for possível, nos tornozelos. Manter os ombros e as costas eretos. Manter o alongamento por 30 a 60 segundos e repetir o exercício 3 vezes.
O que acontece quando rompe o tendão patelar?
A ruptura do tendão é totalmente incapacitante, resultando na inabilidade de realizar a extensão completa do joelho. Localiza-se no sítio de enfraquecimento do tendão, como resultado de degeneração crônica.
Como fortalecer o tendão quadricipital?
Para fortalecimento da região do tendão patelar é importante a realização de exercícios específicos, não somente para o quadríceps femoral (músculo anterior da coxa), mas também para isquiotibiais, glúteo máximo e médio, musculatura extensora e flexora, bem como adutora e abdutora do quadril.
Qual a patologia do tendão patelar?
Trata-se de uma patologia que incide sobre o tendão patelar, hoje chamado de ligamento patelar.
Como fazer o diagnóstico de tendinite patelar?
Caso haja a suspeita de existência de tendinite patelar, o médico ortopedista irá fazer a observação clínica dos sintomas e avaliar o historial do paciente. Para complementar o diagnóstico, são geralmente pedidos exames como o raio-x, a ultrassonografia ou a ressonância magnética.
Por que a fisioterapia é indicada para tendinite patelar?
A fisioterapia é extremamente indicada para casos de tendinite patelar, sendo importante ressaltar que a tendinite está ligada à falta de fortalecimento na região da musculatura da coxa. A fisioterapia agirá justamente nessa região, com exercícios para fortalecimento local.
Como fazer a crioterapia para a tendinite patelar?
Confira de seguida cada uma das vertentes do tratamento para a tendinite patelar. A crioterapia, ou seja, aplicação de gelo, deve ser realizada 3 a 4 vezes por dia, durante cerca de 15 a 20 minutos.