O que causa a desmineralização dos dentes?

Índice

O que causa a desmineralização dos dentes?

O que causa a desmineralização dos dentes?

O odontologista destaca alguns fatores que influenciam nesse processo, como a instalação de cáries, uso de escovas de dentes duras, excesso de força na escovação, traumas dentários, ranger e apertamento dos dentes, causados por quadros de bruxismo.

Porque ocorre a desmineralização e quais os minerais que o dente perde?

A desmineralização/remineralização desse tecido depende do pH e da saliva. No pH fisiológico (acima de 5.5), a saliva fica supersaturada de íons cálcio e fosfato e o dente ganha minerais (mineralização). No pH abaixo de 5.5, a saliva fica subsaturada de íons cálcio e fosfato e o dente perde minerais (desmineraliza).

Como a saliva desmineraliza os dentes?

A saliva ácida aparentemente desmineraliza os dentes (enquanto que, quando a saliva fica excessivamente alcalina, formam-se depósitos chamados de cálculo [tártaro] sobre os dentes).

Como acontece o processo de desmineralização?

Como acontece o processo de desmineralização? A desmineralização é um processo químico natural, onde os minerais se desprendem da estrutura do dente. Em uma boca saudável, a remineralização acontece na mesma medida da desmineralização, o que causa um equilíbrio. O problema é que muitos hábitos acabam agravando esse processo.

Quando ocorre a desmineralização do esmalte?

A desmineralização primeiramente ocorre no esmalte e depois, na dentina, quando os dentes sofrem ação de alimentos ácidos, tais como: refrigerantes, energéticos, frutas cítricas como limão e abacaxi em excesso.

Como clarear os dentes em casa?

Como clarear os dentes em casa ou naturalmente? Obviamente que a prevenção do escurecimento dos dentes é sempre melhor e preferível do que a necessidade de os clarear. A prevenção passa pela manutenção de uma boa higiene oral, escovando os dentes com a devida frequência e com a técnica adequada.

Postagens relacionadas: