O que significa aderência abdominal?
O que significa aderência abdominal?
Aderências intestinais são faixas de tecido fibroso feitas por cicatrizes que podem conectar duas partes do intestino. Também podem ligar o intestino com outros órgãos ou com a parede do abdômen. Aderências normalmente não causam quaisquer problemas, mas podem causar obstrução intestinal.
Quais os sintomas de aderência Pélvica?
A presença de aderência pélvica está relacionada a vários sinais e sintomas na mulher. Dor pélvica, desconforto, sensação de peso abaixo do umbigo, cólicas intestinais, constipação, alterações menstruais, dor na relação sexual e infertilidade são alguns da aderência pélvica.
Como reconhecer uma aderência durante um procedimento cirúrgico?
Geralmente ele reconhece a existência de uma aderência durante um procedimento cirúrgico como, por exemplo, uma laparoscopia ou um exame endoscópico. Se for o caso, o médico pode retirá-la durante esse mesmo procedimento. Conforme o caso, exames de sangue
Que tipo de cirurgia pode levar à formação de aderências?
A maior parte dos tipos de cirurgias pélvicas ou abdominais pode levar à formação de aderências. Estes incluem as cirurgias efetuadas por laparoscopia, que envolvem a introdução de um tubo com luz e uma lente de ampliação através de uma pequena incisão no umbigo, ou por laparotomia, que envolve uma incisão tradicional no abdómen.
Como reduzir aderência pós-operatória?
Vários medicamentos anti-inflamatórios locais e sistêmicos e substâncias redutoras de aderência, incluindo dexametasona e prometazina, foram avaliados, mas nenhum foi encontrado eficaz para reduzir aderências pós-operatórias.
Qual o tratamento para a aderência?
O tratamento varia dependendo da localização, extensão e complicações que a aderência está causando. É comum aderências se curarem sozinhas, portanto, só será necessária a retirada se houver uma emergência.