O que a silicose causa no pulmão?

Índice

O que a silicose causa no pulmão?

O que a silicose causa no pulmão?

A silicose crônica causa uma fibrose progressiva dos alvéolos pulmonares, o que leva a dificuldades respiratórias e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas e, muitas vezes, incapacitando o trabalhador.

O que é a silicose?

O termo silicose, empregado pela primeira vez por Visconti, em 1870,(1) é o nome dado à fibrose pulmonar causada pela inalação de poeira contendo sílica cristalina, sendo a mais freqüente das pneumoconioses. A silicose é a principal causa de invalidez entre as doenças respiratórias ocupacionais.

Como prevenir a silicose?

Como prevenir a silicose? A melhor maneira de prevenir a silicose é evitar expor-se ao pó de sílica, mas se isso for de tudo impossível, procure adotar as medidas de segurança do trabalho, adequadas para o caso, já que a silicose é uma doença profissional.

Em que grupo de doenças a silicose se encontra?

Silicose é uma doença progressiva que pertence a um grupo de doenças de pulmão chamado de pneumoconioses.

Quanto tempo vive uma pessoa com silicose?

Quase sempre ocorre insuficiência respiratória em dois anos. A silicose crônica em geral não causa sintomas durante anos, mas muitas pessoas acabam desenvolvendo dificuldade respiratória durante o esforço físico.

O que é silicose sintomas?

A silicose é uma doença caracterizada pela inalação de sílica normalmente devido à atividade profissional, o que resulta em tosse intensa, febre e dificuldade para respirar.

Qual é a causa da silicose?

A silicose é a mais antiga doença pulmonar ambiental conhecida. Ela é causada por inalação de minúsculas partículas do mineral sílica (em geral, quartzo) ou, menos frequentemente, por inalação de silicatos, como talco.

Quais as causas de silicose?

A silicose é a mais antiga doença pulmonar ambiental conhecida. Ela é causada por inalação de minúsculas partículas do mineral sílica (em geral, quartzo) ou, menos frequentemente, por inalação de silicatos, como talco.

O que é poeira de sílica?

A sílica é um mineral que está na maioria das rochas, no quartzo, na areia e em outros materiais. O pó fino da sílica surge na moagem, trituração, jateamento, lixamento, perfuração e outras operações com material que contém sílica. Nem todas as poeiras provocam silicose, apenas as que têm pó muito fino de sílica.

Quais as consequências da pneumoconiose?

Nos casos em que a pneumoconiose gera fibrose pulmonar, o paciente pode ter sintomas ainda mais graves, como:

  • grande dificuldade para respirar;
  • coloração azulada de lábios e unhas;
  • inchaço nas pernas, nos casos mais avançados da doença.

Quais os sintomas da silicose?

Silicose é uma condição progressiva, ou seja, os sintomas vão se intensificando com o tempo. Entre os sintomas estão: Febre respiratória. Além de aumentar os riscos para contrair infecções respiratórias, como a tuberculose. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como evitar pacientes com silicose?

Pacientes com silicose devem ser aconselhados a parar de fumar, evitar multidões para evitar a possibilidade de infecções, e pessoas com resfriados ou infecções semelhantes e receber as vacinas contra gripe e pneumonia. Devem ser incentivados a aumentar sua capacidade de exercício, mantendo-se atividade regular e sua rotina diária.

Quais são os tratamentos para silicose aguda?

...inalação e fisioterapia. Pacientes com dificuldades respiratórias graves podem realizar o tratamento com oxigênio e/ou colocados em respiradores artificiais. Silicose aguda pode progredir para insuficiência respiratória completa. Transplantes de coração-pulmão são a única esperança para alguns pacientes.

Como solicitar o diagnóstico de silicose?

O médico, além de fazer perguntas para verificar o estado do paciente, pode solicitar os seguintes exames para dar o diagnóstico de silicose: Broncoscopia, que é um exame em que se passa um pequeno tubo flexível, com uma câmera acoplada, pela garganta do paciente.

Postagens relacionadas: