Como atender pacientes especiais na odontologia?

Índice

Como atender pacientes especiais na odontologia?

Como atender pacientes especiais na odontologia?

O atendimento ambulatorial deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado, normalmente com especialização em pacientes com necessidades especiais. O apoio da família é muito importante na conscientização da importância da boa saúde bucal para esses pacientes.

Qual a importância da humanização na relação dentista paciente?

A humanização na odontologia visa oferecer para os pacientes um atendimento sensibilizado, no qual suas inseguranças e seus medos são compreendidos e seus desejos respeitados. O profissional assume uma postura mais empática e procura cultivar um relacionamento próximo com ele.

Qual máscara O dentista deve usar?

Em procedimentos onde serão gerados aerossóis, a máscara de escolha, que oferece melhor proteção deverá ser a N95 ou PFF2 ou respiradores reutilizáveis que deverão ser limpos e desinfetados a cada paciente de acordo com recomendações do fabricante.

Como melhorar uma clínica odontológica?

7 dicas para melhorar o atendimento em clínicas odontológicas

  1. Comece no pré-atendimento. Comecemos do início. ...
  2. Cuide da sala de espera. ...
  3. Seja profissional. ...
  4. Não esqueça do pós-atendimento. ...
  5. Organize os dados dos pacientes. ...
  6. Invista em tecnologia. ...
  7. Lembre-se dos pacientes potenciais.

O que é odontologia para pacientes com necessidades especiais?

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, é a especialidade que tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal de pacientes que tenham alguma alteração no seu sistema biopsicossocial.

Quais são os tipos de necessidades especiais na odontologia?

Entenda os diferentes tipos de necessidades especiais

  • Deficiência mental;
  • Deficiência física;
  • Anomalias congênitas (deformações, síndromes);
  • Distúrbios comportamentais (autismo);
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Distúrbios sensoriais e de comunicação;

O que é a Odontologia humanizada?

Esse é o sentido da odontologia humanizada Um atendimento humanizado é aquele que trata o paciente com atenção, cuidado e empatia. Ele envolve tempo e paciência para cultivar um bom relacionamento; além de aconchego e acolhimento, para que sua clínica odontológica seja um lugar agradável para seus pacientes.

Como deve ser o comportamento do cirurgião dentista com o paciente?

Neste sentido, o manejo de comportamentos do paciente pelo cirurgião-dentista inclui, por exemplo, o imediato reforçamento positivo de respostas iniciais e minimamente colaborativas, tais como seguir instruções básicas de sentar-se à cadeira odontológica, abrir a boca e permitir o exame clínico.

Quais os equipamentos de proteção individual que o cirurgião-dentista deve usar?

7 EPIs para odontologia que você precisa utilizar no seu trabalho

  • Higienização das mãos. As mãos são um dos principais canais de transmissão de doenças. ...
  • Óculos de proteção odontológico. ...
  • Máscara. ...
  • Sapatos. ...
  • Jaleco. ...
  • Touca. ...
  • Luvas. ...
  • Protetor facial.

Quais tipos de tratamento podem ser realizados no consultório em tempos de Covid?

Devido ao potencial risco de transmissão do vírus, o paciente deve se atentar e cumprir os cuidados orientados por telefone pelo cirurgião-dentista, como ir ao consultório de máscara, chegar pontualmente no horário marcado, relatar previamente sinais e sintomas de Covid-19 ou se já teve a doença e ir com acompanhante ...

Quais os riscos do consultório odontológico?

Os riscos são baixos até porque o consultório odontológico é um local com segurança controlada. A limpeza do consultório, dos equipamentos e dos instrumentais utilizados pelo dentista passa por processos rigorosos para prevenção de doenças e de agentes infecciosos. A prevenção passa também pelo uso de luvas, máscaras, aventais ou jalecos e óculos.

Quais são os monitores portáteis no consultório odontológico?

Um aparelho facilmente encontrado e de uso rápido, ali mesmo na cadeira odontológica, antes das consultas. Por mais que muita gente diga que os monitores portáteis não são tão precisos quanto um esfigmomanômetro de coluna de mercúrio, eles servem bem para o controle do paciente hipertenso no consultório odontológico.

Qual a relação entre o HIV e a odontologia?

Nessa relação de HIV e Odontologia, há dentistas que recusam o atendimento de pacientes com o vírus. É um posicionamento errado do ponto de vista ético, uma vez que todos têm direito ao tratamento odontológico. Quer receber notícias da Odontologia por e-mail? Assine nossa newsletter!

Como descobrir a hipertensão no dentista?

A Hipertensão não vem estampada na cara dos nossos pacientes. Por isso, a anamnese odontológica é de extrema importância. Mesmo porque ainda existem muitas pessoas que são portadoras da Hipertensão Arterial e não sabem disso. Se depender de uma boa anamnese e exames complementares, o paciente pode descobrir a Hipertensão no Dentista.

Postagens relacionadas: