Como melhorar as sequelas da chikungunya?

Índice

Como melhorar as sequelas da chikungunya?

Como melhorar as sequelas da chikungunya?

“Em casos de sequelas mais graves, e sob avaliação médica conforme cada caso, pode ser recomendado tratamento medicamentoso a longo prazo e fisioterapia”, orienta, destacando a importância da avaliação do especialista já no início dos sintomas.

Quanto tempo dura as sequelas da chikungunya?

As principais sequelas da Chikungunya são a dor crônica nas articulações que pode durar por mais de 1 ano, perda do tônus muscular ou deformação nas articulações.

Como tratar as dores nas articulações causadas pela chikungunya?

Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (analgésicos). Na fase aguda, recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.

Quais as sequelas que a chikungunya pode deixar em uma pessoa?

Mesmo que a doença seja superada, o paciente pode continuar sentindo essa dor por meses e até anos após superar a doença. O paciente também pode apresentar dificuldade para movimentar os membros e articulações por conta das dores. Essa é apontada como uma das sequelas do chikungunya.

Quais são os tratamentos para a chikungunya?

“Sessões de acupuntura, fisioterapia e bloqueios periféricos e venosos são alguns exemplos de tratamentos que podem ser aliados no alívio da dor provocada pela Chikungunya”, esclarece a Dra.

Será que ela ainda sofre com chikungunya?

Só você sentindo para entender”, diz ela, que foi diagnosticada com chikungunya. Hoje, três meses depois, ainda sofre com a doença. A situação não é muito diferente da arquiteta Carina Macêdo, 28. Também infectada com chikunguya em abril, ela ainda lida com as dores.

Como tratar a febre chikungunya?

Independentemente do estágio em que a febre chikungunya se encontra, existe tratamento para as dores articulares. Os pacientes que não desenvolvem a versão inflamatória da doença são tratados com analgésico, fisioterapia e atividade física. O objetivo é amenizar a dor, a rigidez e a dificuldade em movimentar as articulações.

Por que a chikungunya é insuportável?

No outro dia, já estava insuportável”, conta Carina. Se tem algo que diferencia a chikungunya de outras arboviroses, é a dor. Conhecida no Brasil desde 2014, ela se tornou uma das “primas” da dengue - justamente por ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que ainda é vetor da zika e da febre amarela.

Postagens relacionadas: