Como identificar uma comunicação Bucosinusal?

Índice

Como identificar uma comunicação Bucosinusal?

Como identificar uma comunicação Bucosinusal?

A comunicação buco-sinusal é descrita na literatura como um acesso direto, en- tre o seio maxilar e a cavidade bucal, que frequentemente é realizada acidentalmente durante a extração dentária, quando o ápice do dente apresenta uma íntima relação com a cavidade sinusal.

Qual a diferença entre uma fístula é uma comunicação buço sinusal?

Comunicação buco sinusal é uma comunicação patológica que ocorre entre a cavidade oral e o seio maxilar e quando esta comunicação sofre epitelização passa a ser chamada de fístula buco sinusal.

O que é uma fístula buço sinusal?

A Fístula Buco-Sinusal é uma ocorrência patológica comum, caracterizada pela comunicação do seio maxilar com a cavida- de bucal durante extrações dentárias de elementos superiores posteriores cujas raízes possuem íntima relação com o seio ma- xilar.

O que fazer quando há comunicação buço sinusal?

Sob o aspecto cirúrgico, o fechamento pode ser feito por retalho vestibular com ou sem rotação do tecido adiposo da bochecha, retalho palatino ou sutura oclusiva em casos de menor extensão.

Como evitar comunicação buço sinusal?

Deve-se utilizar antibióticos (primeira escolha são as penicilinas), para evitar o desenvolvimento de sinusite maxilar, durante 7 dias. Além disso, deve-se indicar o uso de descongestionante nasal para manter o óstio do seio maxilar operante.

Que dentes frequentemente apresentam íntima relação com o seio maxilar?

Os dentes que mais se relacionam com o seio maxilar são também os principais causadores destas infecções, ou seja, em ordem decrescente de freqüência: segundo, primeiro e terceiro molares superiores, e segundo e primeiro pré-molares superiores.

Como diagnosticar uma comunicação buço sinusal?

Seu diagnóstico é realizado através da inspeção visual, palpação alveolar, radiográfico e manobra de Valssalva. Clinicamente observa-se o orifício da comunicação que varia de tamanho de acordo com o agente etiológico.

Como tratar fístula buço sinusal?

O tratamento preconizado consiste no exame clínico que identifique a localização, extensão e grau de acometimento do seio maxilar bem como o tratamento adjuvante com analgésicos, anti-inflamatórios, antibioticoterapia adequada e descongestionantes nasais.

Postagens relacionadas: