Como curar cetose em vacas?

Índice

Como curar cetose em vacas?

Como curar cetose em vacas?

Para animais com cetose leve ou moderada é indicado o fornecimento de Propileno Glicol 300ml via oral durante três dias consecutivos, já animais com quadro de cetose severa, realizar o tratamento com 500ml durante 5 dias e repetir o teste para acompanhar a quadro da cetose.

O que causa a cetose em vacas leiteiras e como identificar?

A cetose é uma doença metabólica que afeta animais de alta produção, especialmente as vacas leiteiras. Conhecida como acetonemia, é causada devido uma alteração do déficit de energia do animal, pois a quantidade energética que o animal consome não atende à sua demanda.

O que é cetose em vacas de leite?

A Cetose é uma das enfermidades metabólicas mais importantes em vacas leiteiras de alta produção. Ela ocorre em decorrência de uma desordem no metabolismo energético da gordura, durante períodos de aumento de sua utilização no fígado (RIET-CORREA et al., 2001).

Como ocorre a cetose?

A cetose é um processo natural do organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível. Assim, a cetose pode acontecer devido a períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato.

Qual a composição do leite de vacas acometidas pela cetose?

A composição do leite de vacas acometidas pela cetose sofrem variações bem características, que é o aumento significativo do teor de gordura do leite, aumentando sua relação de gordura/proteína. Sendo um forte indicativo da presença da doença nas vacas em pós parto.

Qual a melhor ferramenta para prevenção da cetose?

Uma nova ferramenta muito estudada na atualidade para o auxílio na prevenção da cetose é a utilização de colina protegida, tanto no pré como no pós parto. Essa ferramenta se propõe a melhorar a saúde do fígado das vacas tratadas, demonstrado grande redução dos casos positivos, além do aumento da produção de leite corrigido para gordura.

Qual a prevalência da cetose clínica?

A taxa de prevalência de cetose clínica está entre 3 a 7%. Na maioria dos casos (90%), o transtorno é observado nos primeiros 60 dias de lactação, especialmente entre os dias 10 e 28, sendo as vacas primíparas menos suscetíveis do que as pluríparas.

Quais os sinais iniciais da cetose bovina?

Sinais clínicos da enfermidade Os principais sinais iniciais da cetose bovina incluem uma queda no consumo alimentar e a redução na produção de leite. A medida que a doença progride o animal pode apresentar:

Postagens relacionadas: