Como tratar dermatofitose em cavalos?
Índice
Como tratar dermatofitose em cavalos?
Antibióticos e antifúngicos são utilizados para o tratamento na forma de pomadas, shampoos, dentre outros medicamentos de uso externo, e ao mesmo tempo medicamentos via oral. Até a recuperação o animal deve ficar isolado, e recomenda-se desinfetar o local e os objetos com álcool, amônia quaternária ou álcool iodado.
O que causa dermatofitose em equinos?
As dermatofitoses, também denominadas “tinhas”, constituem-se nas micoses cutâneas mais freqüentes dos animais domésticos e humanos. São causadas por um grupo de fungos filamentosos, que, em geral, não invadem o tecido subcutâneo, ficando suas infecções restritas aos extratos queratinizados da pele e anexos.
Como tratar micose em cavalo?
Diagnóstico e tratamento Já o tratamento pode ser feito com pulverização tópica de medicamentos diluídos em água (banhos com agentes fungicidas), podendo ser utilizado thiabendazol 5%, iodophor 5% ou sulfato de cobre 1% a 3%, uma vez por semana, durante quatro semanas.
O que é bom para sarna em cavalos?
A primeira medida a ser adotada para o tratamento da sarna do cavalo é realizar a raspagem dos pelos nas áreas infectadas a fim de evitar a formação de umidade na pele. Depois, deve-se limpar as lesões cuidadosamente com um sabão antisséptico, como Clorexidina, ou mesmo com sabão em pedra.
O que é Dermatofilose em cavalos?
A dermatofilose é uma doença infecto-contagiosa aguda ou crônica, de caráter zoonótico, distribuição cosmopolita, que acomete diversas espécies domésticas, com ênfase nos bovinos, ovinos, equinos. É causada pela bactéria Dermatophilus congolensis.
Qual a causa da dermatofitose?
A dermatofitose é causada por fungos do género microsporum, trichophyton e epidermophyton. Existem casos bastante ligeiros de dermatofitose sem complicações, os quais costumam resolver-se de forma espontânea no espaço de meses. Porém, na maioria dos casos, e devido ao seu potencial zoonótico e para evitar complicações, recomenda-se o tratamento.
Qual é a doença de dermatofilose?
Dermatofilose, também denominada estreptotricose cutânea, “mela” ou “chorona”, é um é doença de caráter infecto-contagioso que acomete a pele de bovinos, equídeos, ovinos, caprinos, suínos, cães, gatos e até mesmo o homem.
Quais são os tratamentos mais recomendados para gatos?
Os tratamentos tópicos mais recomendados são o enilconazol, o sulfureto de enxofre e um champô de miconazol. Enilconazol: Deverá ser utilizado a 0,2% e é necessário evitar o lambido, devido ao facto de o seu uso nos gatos não se encontrar registado, e de ser hepatotóxico.