Como tratar doença intestinal inflamatória em gatos?
Índice
- Como tratar doença intestinal inflamatória em gatos?
- Qual o principal diagnóstico diferencial para a DII em felinos?
- Qual a melhor ração para gatos com problemas intestinais?
- Como tratar constipação em gatos?
- O que é esplenomegalia em gatos?
- O que é PIF em felinos?
- O que é a tríade felina?
- Que doenças inflamatórias são mais comuns em gatos?
- Qual a infecção intestinal em gatos?
- Por que os gatos causam desequilíbrio na flora intestinal?
- Quais são os antibióticos para gatos?

Como tratar doença intestinal inflamatória em gatos?
O tratamento inclui o controle dietético, a suplementação com fibras e administração de drogas anti-inflamatórias e imunossupressoras. A prednisolona tem sido o fármaco de eleição no tratamento inicial da DII e sua a dose inicial é 1-2mg/Kg a cada 12 horas, com redução da mesma a cada duas a quatro semanas.
Qual o principal diagnóstico diferencial para a DII em felinos?
Diagnóstico Diferencial Os diagnósticos diferenciais para DII são: giardíase, linfoma, linfangiectasia, insuficiência pancreática exócrina, neoplasias abdominais e hipersensibilidades a antibióticos (GUILFORD, 2003). O papel da dieta como causa de doença gastrointestinal não é bem entendida.
Qual a melhor ração para gatos com problemas intestinais?
A Ração Royal Canin Feline Veterinary Diet Gastro Intestinal para Gatos com Doenças Intestinais, é um alimento coadjuvante indicado a gatos para reduzir o risco de má absorção intestinal aguda, má digestão e colite.
Como tratar constipação em gatos?
Mas como tratar?
- Aumente o consumo de água: estimule a hidratação em seu gatinho, caso seja necessário mude o bebedouro e ofereça alimentação úmida;
- Administre o peso do gatinho: a obesidade é uma causa de constipação, então é essencial proporcionar uma alimentação correta e de qualidade;
O que é esplenomegalia em gatos?
A esplenomegalia pode ser fisiológica quando ocorre durante a gestação. O aumento do tamanho do baço pode ocorrer em cães e gatos, mas também em outras espécies, como aves e roedores. A faixa etária, raça e sexo do animal acometido depende da afecção envolvida, sendo bastante variável.
O que é PIF em felinos?
A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma afecção viral, infecciosa, imunomediada, multissistêmica e fatal. Possui uma patogenia complexa, desenvolvendo-se a partir do coronavírus felino (FCoV) com resposta imunológica indevida do vírus.
O que é a tríade felina?
A tríade felina compreende os diagnósticos da colangite ou colangiohepatite, pancreatite e doença intestinal inflamatória nos gatos e tem como principal hipótese para seu desenvolvimento a anatomia específica dos felinos.
Que doenças inflamatórias são mais comuns em gatos?
“As doenças inflamatórias intestinais mais comuns em gatos são a enterite linfocítico-plasmocítica, a enterite linfocítica benigna e a colite linfocítico-plasmocítica.
Qual a infecção intestinal em gatos?
A infecção intestinal em gatos ou doença inflamatória intestinal em gatos refere-se a um conjunto de distúrbios gastrointestinais que causam inflamações no intestino e no estômago, impedindo o funcionamento normal desses órgãos.
Por que os gatos causam desequilíbrio na flora intestinal?
Existem antibióticos que podem causar desequilíbrio na flora intestinal, pois matam as bactérias saudáveis e abrem espaço para a disbiose”, alerta Bárbara. Gatos são suscetíveis à disbiose – mais popularmente conhecida como “intestino permeável”.
Quais são os antibióticos para gatos?
Além disso, todo cuidado é pouco com o uso dos antibióticos para cães e gatos. Existem antibióticos que podem causar desequilíbrio na flora intestinal, pois matam as bactérias saudáveis e abrem espaço para a disbiose”, alerta Bárbara.