Porque se deve aterrar os equipamentos elétricos?

Índice

Porque se deve aterrar os equipamentos elétricos?

Porque se deve aterrar os equipamentos elétricos?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

Como é feito o aterramento elétrico?

Aterramento elétrico: como é feito O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

O que é o aterramento elétrico?

O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

O que é aterramento elétrico e para que serve?

O aterramento pode ser definido como um sistema utilizado para evitar desequilíbrios na tensão elétrica de uma instalação qualquer, eliminar fugas de energia desbalanceando as fases na rede externa (fornecimento) e prevenir contra choque elétrico através do contato humano com a carcaça (parte metálica) de equipamentos ...

O que é um aterramento para que serve?

A principal função do aterramento é o escape da energia para um local seguro, onde ela possa se dissipar. Seja por motivos de segurança, seja para efeitos de melhoria acústica ou como meio de prolongamento da vida útil de equipamentos.

Para que serve o disjuntor elétrico?

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico que protege determinada instalação elétrica contra possíveis danos relacionados a sobrecargas elétricas e curto-circuitos.

Como deve ser feito um aterramento?

Caso a sua residência já possua um aterramento elétrico, convém que este seja verificado por um eletricista profissional competente e de posse de um terrômetro, um aparelho que verifica a Resistência do Terra, que por norma deve estar compreendido entre 4 e 6 ohms.

Qual a profundidade da haste de aterramento?

Instalação dos eletrodos de aterramento O eletrodo de aterramento em anel deve ser enterrado na profundidade de no mínimo (05,m) e ficar posicionado à distância preferencialmente de 1m afastada das paredes externas da estrutura de maneira a permitir sua inspeção durante a construção.

O que devemos aterrar?

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aterrar significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial da terra. Fazendo isso, em casos de uma fuga de corrente elétrica, a eletricidade tende a ir para o menor potencial, ou seja, a terra que tem o potencial próximo de zero.

O que é um aterramento elétrico funcional?

O aterramento funcional, que é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento; limitar as sobretensões devidas a manobras, descargas atmosféricas e contatos acidentais com linhas de ...

Como aterrar um aparelho elétrico?

Aterrar um aparelho ou equipamento significa que um dos fios do seu cabo de ligação – o fio terra – está conectado com a terra. É basicamente como uma rota de fuga para uma possível descarga elétrica ou fuga de energia. O circuito elétrico de qualquer instalação tem como objetivo transportar eletricidade.

Como funciona o aterramento elétrico?

O aterramento elétrico é, basicamente a uma das formas mais segura de interferirmos na eletricidade de maneira a proteger e garantir um bom funcionamento da instalação elétrica, além, é claro, de atender exigências de normas. Pois Bem!

Qual o dimensionamento de um aterramento elétrico?

Alguns cálculos, como o de dimensionamento de um aterramento, muitas vezes são considerados um assunto para ser resolvidos por um engenheiros eletricista. Fatores como quantidade de hastes, valor da resistividade do solo influenciam o valor da resistência na hora do aterramento elétrico.

Como o aterramento elétrico tornou-se essencial da eletricidade diária?

Embora o aterramento elétrico possa ter sido originalmente considerado apenas como uma medida de segurança, o aterramento elétrico tornou-se uma parte essencial da eletricidade diária.

Postagens relacionadas: