O que fazer em caso de extravasamento de contraste?

Índice

O que fazer em caso de extravasamento de contraste?

O que fazer em caso de extravasamento de contraste?

São medidas adequadas no atendimento inicial de paciente com extravasamento de contraste:

  1. Elevar extremidade afetada acima do nível do coração;
  2. Colocar gelo por aproximadamente 15 minutos;
  3. Manter paciente em observação por 30 minutos.

Quais os fatores de risco para o extravasamento do contraste iodado?

O risco para ocorrência de extravasamento de contraste iodado foi atribuído principalmente aos FRi Tratamento quimioterápico atual ou prévio e Cirurgia de ressecção linfática no membro a ser puncionado.

O que é extravasamento de meio de contraste?

O EXTRAVASAMENTO DE CONTRASTE IODADO É CONSIDERADO EVENTO ADVERSO LOCAL À ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA DA SUBSTÂNCIA.

Quanto tempo o contraste é eliminado do corpo?

Por quanto tempo o contraste permanece no organismo? Após a ressonância magnética, a substância chega ao sistema urinário, sendo eliminada em até 24 horas. O contraste à base de gadolínio é expelido pela urina do paciente.

O que fazer em caso de extravasamento de quimioterapia?

Para os demais quimioterápicos: no local onde ocorreu o extravasamento do quimioterápico deverá ser aplicada compressa com água fria, por 15 minutos, de 3 a 4vezes ao dia, durante 48 horas subseqüentes ao evento ocorrido avaliando resposta do paciente.

O que é extravasamento subcutâneo?

O extravasamento é definido como uma administração inadvertida de fluido vesicante para o tecido circundante saudável em vez do vaso pretendido e pode atingir as estruturas adjacentes como tecidos subcutâneo, nervoso e muscular 2.

Quais são os fatores que aumentam o risco de reação alérgica em um paciente que irá utilizar contraste iodado?

Outros potenciais fatores de risco para reações imediatas mais graves incluem: doenças alérgicas (especialmente asma mal controlada), mastocitose, cardiopatias e/ou doenças metabólicas, tratamento com beta-bloqueador, doenças autoimunes, e infecções virais1,4.

O que é extravasamento de quimioterapia?

O extravasamento de quimioterapia antine- oplásica é definido como o escape de drogas quimioterápicas do vaso sanguíneo para os tecidos circunjacentes e seus efeitos tóxicos locais variam po- dendo causar dor, necrose tissular ou descamação do tecido3.

O que é contraste de bário?

O bário é um meio de contraste positivo, enquanto o ar é negativo. Classificando as substâncias por composição química, existem os contrastes iodados, que contém iodo em sua composição, e os não iodados. Bário e gadolínio são os principais exemplos de meios de contraste não iodados.

Quais são os métodos de contraste?

1. Meios de contraste : efeitos adversos. 2. Extravasamento de materiais terapêuticos e diagnósticos : enfermagem. 3. Tomografia computadorizada espiral. 4. Monitoramento de medicamentos. 5. Humano. I. Dall’Agnol, Clarice Maria. II. Título. NLM –QV 38 BEATRIZ CAVALCANTI JUCHEM CONTRASTE IODADO EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Quais são os sintomas do extravasamento?

O extravasamento consiste na infusão de quimioterápicos para fora do vaso sanguíneo. Apresentam os seguintes sinais e sintomas: dor local, edema, calor, diminuição ou parada do gotejamento. 08

Qual a taxa de incidência do contraste iodado?

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de incidência de extravasamento do meio de contraste iodado (MCI) no local de injeção intravenosa em pacientes oncológicos submetidos a tomografia computadorizada (TC).

Quais são as principais condutas de atendimento ao paciente vítima de extravasamento?

APRESENTAÇÃO Este manual é destinado à equipe multiprofissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e contém informações explicativas sobre o extravasamento de quimioterápicos. Foi elaborado para servir de apoio à equipe e orientar quanto as principais condutas de atendimento ao paciente vítima de extravasamento.

Postagens relacionadas: