Qual teste testa o ligamento colateral medial?
Qual teste testa o ligamento colateral medial?
Os dois principais exames que são utilizados na avaliação dos pacientes com suspeita de lesão do ligamento colateral medial são a radiografia e a ressonância magnética.
Quais são as lesões do ligamento colateral medial?
As lesões do ligamento colateral medial (LCM) do joelho são lesões muito comuns relacionadas a esportes de contato como o futebol, rugby, judô, futsal e basquete.
Qual a gravidade da lesão do ligamento colateral medial?
Na lesão do ligamento colateral medial (LCM), o ligamento cruzado anterior (LCA) é lesado em aproximadamente 20% das lesões grau 1 e em até 78% das lesões grau 3. O menisco medial é lesado 5-25% do tempo; a incidência aumenta com a gravidade da lesão do ligamento colateral medial.
Como o ligamento colateral medial afeta o joelho?
Os ligamentos colaterais controlam o movimento lateral e medial do joelho e previnem o movimento incomum, o mesmo ligamento une o fêmur e a fíbula ao joelho. A lesão ao ligamento colateral medial é muito comum em várias modalidades esportivas, sobretudo os esportes de contato, como futebol e rúgbi, e também nos nadadores de peito.
Como o ligamento colateral pode ser lesionado?
O ligamento colateral medial pode ser lesionado isoladamente ou em combinação com outras estruturas. Lesões combinadas, como a tríade infeliz de 0’Donoghue (ligamento colateral medial e ligamento cruzado anterior com rompimento do menisco mediai), são familiares para a maioria dos médicos que lidam com atletas.