O que causa reabsorção radicular interna?

Índice

O que causa reabsorção radicular interna?

O que causa reabsorção radicular interna?

A Reabsorção Dentária Interna (RDI) ocorre pela presença de um processo inflamatório crônico, inicialmente podendo ser assintomático, e em muitos casos provocado por cáries extensas, restaurações profundas, clareamento dental, pulpites (processo inflamatório da polpa) ou pela forma mais comum encontrada: traumas ...

Qual o tratamento para reabsorção radicular interna?

Figura 1 - Representação esquemática da reabsorção interna. Canal em forma de balão. O tratamento das RI consiste na preparação biomecâni- ca do canal, procedendo-se desta forma à remoção mecâ- nica do tecido pulpar inflamado ou necrosado e com irriga- ção de hipoclorito de sódio na concentração de 1%(11).

O quê reabsorção radicular externa?

Enquanto a reabsorção radicular externa é uma perda da estrutura dentária, iniciada por uma área mineralizada ou desnuda da superfície radicular. Ambas as reabsorções dependendo da sua progressão podem causar danos irreversíveis à estrutura dentária, necessitando um tratamento e monitoramento adequados.

Qual o nome dado ao dente que está sofrendo um processo de reabsorção interna?

Também chamada de reabsorção radicular, essa complicação é uma lesão que acaba por encurtar a raiz do dente, fazendo assim, com que o dente perca volume. As causas podem ser bem variadas, já que podem ser tanto internas quanto externas.

O que é reabsorção interna dente?

Introdução: A reabsorção radicular interna é uma patologia rara em dentes permanentes, por ser decorrente de um processo inflamatório e caracterizada pela reabsorção da superfície interna da cavidade pulpar, que é desencadeada por um trauma ou uma pulpite crônica, responsável pela formação de dentinoclastos (células ...

O que é a reabsorção dentária?

As reabsorções dentárias ocorrem quando as estruturas de proteção dos dentes em relação à remodelação óssea são eliminados, especialmente os cementoblastos e restos epiteliais de Malassez. Palavras-chave: Reabsorção radicular.

Qual o único tipo de reabsorção radicular é considerado fisiológico?

A reabsorção radicular fisiológica é um processo normal que ocorre em dentição decídua exceto nos casos em que ocorre prematuramente. Em relação à reabsorção patológica esta divide-se em inflamatória ou por substituição.

É considerada uma causa para o desenvolvimento de reabsorção radicular externa?

Os fatores relacionados com a reabsorção radicular externa podem ser divididos em biológicos e mecânicos. Os fatores mecânicos são: o movimento dentário extensivo, o torque de raiz e as forças intrusivas, o tipo de movimento, a magnitude da força ortodôntica, duração e tipo de força envolvida.

Quais são as reabsorções dentárias radiculares?

Reabsorções Dentárias Radiculares por Eduardo Luiz Barbin e Júlio César Emboava Spanó Apresentar-se-ão, no documento “Reabsorções Dentárias Radiculares”, os aspectos gerais correlacionados às Reabsorções Dentárias Radiculares com o objetivo de prover elementos para diagnóstico, tratamento e proservação.

Como são as reabsorções externas?

Introdução: As reabsorções externas são processos em que a perda dos cementoblastos deixa exposta a superfície dentária mineralizada tornando-a susceptível à ação das células clásticas.

Qual o tratamento adequado para a reabsorção externa?

O tratamento proposto nos casos de reabsorção externa de uma área extensa ou de difícil acesso é o tratamento cirúrgico (6). Nestes casos, rebate-se um retalho de espessura total revelando o defeito e, após a remoção do tecido inflamatório e limpeza

Como ocorre a reabsorção dentária interna?

A Reabsorção Dentária Interna (RDI) ocorre pela presença de um processo inflamatório crônico, inicialmente podendo ser assintomático, e em muitos casos provocado por cáries extensas, restaurações profundas, clareamento dental, pulpites (processo inflamatório da polpa) ou pela forma mais comum encontrada: traumas dentários.

Postagens relacionadas: