O que é úlcera de córnea em Shih Tzu?

Índice

O que é úlcera de córnea em Shih Tzu?

O que é úlcera de córnea em Shih Tzu?

A úlcera de córnea é muito comum em cães e gatos que têm o olho mais saltado e o focinho curto. É o caso das raças Shihtzu, Lhasa Apso, Boxer e os gatos Persa, por exemplo. A doença, também chamada de Ceratite Ulcerativa, é caracterizada por lesão na superfície ocular, de tamanho e profundidade variável.

Qual o tratamento da úlcera da córnea em cães?

Tratamento da úlcera da córnea em cães. O tratamento consiste na facilitação da cicatrização da córnea, muitas vezes pela aplicação de colírios para a úlcera da córnea em cães. O tratamento e úlceras superficiais consiste em antibiótico tópico (colírio) e remoção da causa (ex. remoção do objecto presente no olho).

Como detectar a úlcera na córnea?

Para determinar a presença da úlcera na córnea em cães, o médico veterinário irá utilizar fluoresceína. Esta substância, aplicada em gota ou fita, irá corar de verde a zona da úlcera da córna (devido à particularidade do tecido mais interno). Assim é possível observar a presença das úlceras de córnea.

Qual a córnea do cão?

A córnea é a parte anterior da túnica fibrosa ocular, que é transparente e permite a passagem da luz para a retina. No cão, trata-se de uma estrutura não vascular, não pigmentada, sem vasos linfáticos e com fibras nervosas não mielinizadas. É composta por quatro camadas:

Como se trata a úlcera do olho de cachorro?

Podem ser por doenças que alteram as camadas de células da cónea. Neste caso, o tratamento faz-se pela remoção da camada de células afectada (com zaragatoa ou por cirurgia), seguida de medicação tópica. Em casos difíceis, pode ser necessário cirurgia para estimular o crescimento. A úlcera do olho de cachorro tem cura.

Postagens relacionadas: