O que é o niilismo de Nietzsche?

O que é o niilismo de Nietzsche?
O niilismo do latim nihil (nada), é uma corrente filosófica que, em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido. ... Estudando o pensamento filosófico de Nietzsche, encontramos um vasto campo de estudo acerca do conhecimento humano. O niilismo está presente no conjunto das obras de Nietzsche.
Por que sou niilista?
1 – Niilismo e Filosofia O niilista é o indivíduo que encara a vida com indiferença. Crítica o que há a sua volta, afirmando que tudo é falso porque é tudo artificial. Desta forma, para Nietzsche, o niilismo é o sintoma do adoecimento do homem. ... Desde então a filosofia tem sido pautada em negar o mundo, e o homem.
Quem é o pai do niilismo?
Friedrich Nietzsche O referencial teórico da pesquisa é o pensamento de Friedrich Nietzsche, filósofo que caracterizou o niilismo como um princípio desorganizador que arruína as instituições e valores. O nihil (nada) prevalece, gerando ressentimento, declínio, desnorteamento, incapacidade de avançar e criar novos valores.
Por que o filósofo não dá vida ao niilismo?
No entanto, o filósofo não encontra na história do pensamento ocidental apenas conceitos negadores da existência. É de se ressaltar que ele dá vida a ideias que demonstram outra concepção da vida e do homem, portanto do entender sobre o que é niilismo.
Como o niilismo está presente na história do Ocidente?
O niilismo está presente no conjunto das obras de Nietzsche. Para a Genealogia da Moral, O Crepúsculo dos Ídolos e o Anticristo se têm uma compreensão de um processo de advento e consumação do niilismo na história do Ocidente.
Quais são os tipos de niilismo?
Tipos de Niilismo. Segundo o filósofo, há dois tipos de Niilismo: niilismo passivo e niilismo ativo. No passivo, ocorre a evolução humana, entretanto, não há mudança de valores. No ativo, a evolução humana acontece da mesma maneira, contudo, ele é responsável pela transmutação dos valores, bem como a criação de novos.
Quais foram os principais filósofos alemães que abordaram o niilismo?
Os principais filósofos alemães que abordaram e se aprofundaram sobre o tema do niilismo foram: 1 Friedrich Schlegel (1772-1829) 2 Friedrich Hegel (1770-1831) 3 Friedrich Nietzsche (1844-1900) 4 Martin Heidegger (1889-1976) 5 Ernst Jünger (1895-1998) 6 Arthur Schopenhauer (1788-1860) 7 Jürgen Habermas (1929-) More ...