Quais são os mecanismos que influenciam a coexistência de diferentes espécies dentro da mesma comunidade?
Índice
- Quais são os mecanismos que influenciam a coexistência de diferentes espécies dentro da mesma comunidade?
- Como a predação pode aumentar a riqueza e a uniformidade das espécies de presas em uma comunidade?
- Quais são os fatores permitem que duas espécies competidoras coexistam?
- O que evita a competição entre as espécies pelo mesmo fator limitante?
- Quais tipos de recursos podem ser alvo de competição entre espécies animais?
- Qual conceito de Metacomunidade mais aceito atualmente?
- Quais são as principais características que os ecólogos usam para descrever e comparar comunidades?
- Quais os fatores que podem aumentar a riqueza em uma comunidade?
- O que são interações bióticas?
- O que significa nichos diferentes?
- Qual a relação entre predadores e animais?
- Qual o maior problema à coexistência de espécies?
- Quais são os predadores mais comuns na natureza?
- Quais são os tipos de predadores?

Quais são os mecanismos que influenciam a coexistência de diferentes espécies dentro da mesma comunidade?
Processos de nicho e neutro, em diversas comunidades, se combinam para gerar coexistência. Mais precisamente, comunidades podem variar em ambas as forças de estabilização e grau de equivalência de fitness entre as espécies.
Como a predação pode aumentar a riqueza e a uniformidade das espécies de presas em uma comunidade?
A predação, por exemplo, pode promover coexistência entre espécies, aumentando a riqueza. ... Grandes áreas podem conter maior heterogeneidade de habitats, incluindo condições e recursos que possibilitam a presença de maior número de espécies, com nichos distintos.
Quais são os fatores permitem que duas espécies competidoras coexistam?
O “princípio de exclusão competitiva” considera que se duas espécies competidoras coexistem num ambiente estável, elas o fazem como um resultado da diferenciação de nichos, isto é, diferenciação de seus nichos realizados (Townsend et al., 2006).
O que evita a competição entre as espécies pelo mesmo fator limitante?
Na competição interespecífica, duas espécies usam o mesmo recurso limitado. A competição tem um efeito negativo nas duas espécies (interação -/-). ... O princípio de exclusão competitiva afirma que duas espécies não podem coexistir se elas ocupam exatamente o mesmo nicho (competindo por recursos idênticos).
Quais tipos de recursos podem ser alvo de competição entre espécies animais?
Água, alimento, espaço e parceiros para reprodução são possíveis recursos que também podem ser alvo de competição por animais. A competição pode ocorrer entre indivíduos de duas ou mais espécies diferentes ou entre indivíduos de uma mesma espécie.
Qual conceito de Metacomunidade mais aceito atualmente?
Leibold & Mikkelson (2002) definiram metacomunidade como “um conjunto de comunidades ecológicas em diferentes sítios (sites) potencialmente (mas não necessariamente) ligados por dispersão”, e a comunidade como “um grupo de espécies em um dado local”. A definição mais usada atualmente é a de Leibold et al.
Quais são as principais características que os ecólogos usam para descrever e comparar comunidades?
Duas medidas importantes que os ecólogos usam para descrever a composição de uma comunidade são a riqueza e a diversidade específicas.
Quais os fatores que podem aumentar a riqueza em uma comunidade?
Padrões de riqueza e diversidade biológica
- Gradiente latitudinal. ...
- Gradiente em relação à altitude. ...
- Gradiente em relação à profundidade.
O que são interações bióticas?
As interações bióticas interespecíficas, referem-se a interações entre espécies diferentes, dentro destas podemos encontrar a simbiose, mutualismo, comensalismo, parasitismo, predação e competição.
O que significa nichos diferentes?
Diferenciação de nicho (também chamada de segregação, separação ou particionamento de nicho) é um termo usado na Ecologia e refere-se ao processo no qual espécies que competem entre si passam a usar o ambiente de formas diferentes, de modo que possam coexistir.
Qual a relação entre predadores e animais?
Predação é um tipo de relação ecológica que existe entre espécies onde um ser vivo utiliza outro como forma de alimento. Aos seres capturados chamamos de presas. Segundo a biologia, a maioria dos predadores são animais e carnívoros, que precisam capturar bichos menores e mais fracos para se alimentarem.
Qual o maior problema à coexistência de espécies?
Um dos maiores problemas ao se falar em coexistência de espécies hoje em dia, está relacionado à biodiversidade que tem sido prejudicada devido a coexistência exagerada de espécies em um mesmo meio. Isso já havia sido discutido anteriormente com a “Teoria das Espécies” de Darwin e a “Teoria dos Nichos”, da ecologia.
Quais são os predadores mais comuns na natureza?
Na natureza vamos encontrar alguns tipos de predadores diferentes, são eles: Predadores Monófagos – são os predadores que consomem apenas um tipo de presa. Predadores Oligófagos – são os predadores que consomem poucos tipos de presas. Predadores Polífagos – são os predadores que consomem diversos tipos de presas.
Quais são os tipos de predadores?
Podemos ter como dois grandes exemplos o tubarão e o leão. Geralmente os predadores se alimentam de espécies de animais diferentes da sua, mas pode ocorrer aquele que come também a carne de seus semelhantes e nesse caso, conhecemos esse processo como canibalismo. Na natureza vamos encontrar alguns tipos de predadores diferentes, são eles: