Como uma carga elétrica se comporta na presença de outra?

Índice

Como uma carga elétrica se comporta na presença de outra?

Como uma carga elétrica se comporta na presença de outra?

Cargas elétricas positivas se repelem. Cargas elétricas negativas se repelem. Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.

Quais são os dois tipos de cargas elétricas?

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

Qual a capacidade de conduzir cargas elétricas?

Quanto a capacidade de conduzirem cargas elétricas, as substâncias podem ser caracterizadas como isolantes e condutores . Isolantes são aquelas substâncias nas quais as cargas elétricas não podem se mover livremente com facilidade. Como exemplos, podemos citar a borracha, o vidro, o plástico e a água pura, entre outros.

Por que a carga elétrica é contínuo?

No século XVIII, a carga elétrica era considerada como um fluido continuo. Entretanto, no início do século XX, Robert MILLIKAN (1868-1953) descobriu que o fluido elétrico não era contínuo e, sim, que a carga elétrica era constituída por um múltiplo inteiro de uma carga fundamental e, ou seja a carga q de um certo objeto pode ser escrita como

Como a carga elétrica é intrínseca?

Tanto quanto a massa, a carga elétrica é uma propriedade intrínseca da matéria. E as observações experimentais permitiram a descoberta de importantes propriedades que a carga elétrica possui (em comum com a massa): - cargas elétricas não podem ser criadas nem destruídas.

Qual o princípio de conservação da carga elétrica?

Esta observação é coerente com a observação de que a matéria neutra, isto é, sem excesso de cargas, contém o mesmo número de cargas positivas (núcleo atômico) e negativas (elétrons). Estabelecemos assim o princípio de conservação da carga elétrica.

Postagens relacionadas: