Quando se usa devido?
Índice
Quando se usa devido?
Significado de Devido adjetivo Que consiste na dívida; diz-se da obrigação ou dívida que é objeto de débito: pediu para pagar aquilo que lhe é devido; devida consideração. substantivo masculino Aquilo que é merecido; justo. Aquilo que se deve; o que é alvo de dívida: o devido foi pago.
Como usar devido ou devida?
Devida é o feminino de devido. O mesmo que: justa, condigna, merecida.
É devido ao ou devido o?
LPeU > artigo > Devido"o" ou Devido"ao" Qual está correta? «Devido ao...» é a correta.
Será devido ou devida?
No sentido de em razão de, por causa de, DEVIDO sempre será acompanhado da preposição a. Essa relação entre um verbo e um termo que o complementa, estabelecida através de uma preposição, é chamada de regência verbal. Se após essa expressão surgir um substantivo feminino, ocorrerá a crase.
Tem vírgula depois de mesmo assim?
3 — «Escrevi para explicar o engano e pedir desculpas, mesmo assim.» Deverá haver vírgula antes da locução adverbial mesmo assim. Trata-se de uma expressão de valor concessivo, equivalente a apesar de tudo, que modifica todo o sentido da frase.
Quais são os sentidos da palavra devido?
38 sinônimos de devido para 3 sentidos da palavra devido: Que é merecido e justo: 1 merecido, justo, adequado, apropriado, cabido, condigno, necessário, obrigatório, requerido, indispensável, correspondente, conveniente, pertinente, próprio, certo. Exemplo: Apesar de o odiar, cumprimentou-o com o devido respeito.
Como deve ser feita a regência da palavra “devido”?
Como deve ser feita a regência da palavra “devido”? Há três regras básicas que precisam ser respeitadas quando se utiliza o termo. Em primeiro lugar, vale saber que ele exige a preposição “a” – como em “São Paulo parou devido às fortes chuvas”, “Devido ao excesso de peso, não pôde participar da competição” e “Foi reprovado devido às faltas”.
Que regras precisam ser respeitadas quando se utiliza o termo “devido”?
Há três regras básicas que precisam ser respeitadas quando se utiliza o termo “devido”: Em primeiro lugar, vale saber que ele exige a preposição “a”, quando tem o sentido de “por causa de”, “por motivo de”. Exemplos: