Como usar o idem em citações?

Índice

Como usar o idem em citações?

Como usar o idem em citações?

Já expressão IDEM é mais comum e indica a “mesma coisa”, algo repetido e você deve usá-la nas citações para fazer menção ao mesmo autor. Ou seja, quando você faz a citação da obra de um autor e logo em seguida quer citar outra obra desse MESMO AUTOR, você pode usar IDEM ou ID em vez de repetir o sobrenome desse autor.

Qual a diferença entre idem e idem?

Muitas revisões que chegam até nossa equipe têm o mesmo erro/confusão de uso das palavras latinas Idem e Ibidem. Na internet, você vai encontrar diferentes informações que mais confundem do que ajudam (considerando as ressalvas, sempre). O uso de idem e ibidem é muito simples, vamos descomplicá-los neste post.

Qual a diferença entre ibid e ibid?

Ibidem pode ser abreviado por Ibid. (com esse ponto final). Ex: Ibid., p. 55. a) Embora o bom senso demande a utilização de Idem (Id.) e Ibidem (Ibid.) em itálico, por ser de outra língua (Latin), a norma da ABNT não exige esse realce. b) Utilizar Idem e Ibidem na mesma nota é uma redundância que deve ser evitada.

Como usar a expressão “idem” nas notas de rodapé?

A expressão “Idem” pode ser usada somente nas notas de rodapé e não no corpo do texto. O objetivo é evitar a reiteração textual do nome do autor. Vale recordar que a única expressão latina que pode usar no corpo do texto e também nas notas é o apud, que quer dizer citação da citação.

Qual a diferença entre ID e ID?

Diferença entre Idem e Ibidem O Idem (ou id) é usado para substituir o nome do autor quando se trata de citação de diferentes obras, mas escritas pela mesma pessoa. Já o Ibidem (ou Ibid) é empregado para substituir as informações bibliográficas da citação anterior, pois se trata da mesma obra e o único elemento que varia é a página.

Postagens relacionadas: