O que é a teoria da Comporta?
O que é a teoria da Comporta?
Pela teoria das comportas, estes interneurônios dependem da competição entre o estímulo nocivo e o proprioceptivo. Como a velocidade do estímulo proprioceptivo é maior, sua chegada no corno posterior irá ativar os interneu- rônios e facilitará a liberação de substâncias opioides e da GABA3,4.
O que é a teoria da dor?
Uma teoria fisiológica da dor contém uma explicação fisiológica tanto da dor "psicológica", como da dor "sensorial"; a teoria cognitiva tem uma explicação cognitiva dos dois componentes da dor e da mesma maneira a teoria comportamental.
Qual a outra teoria que explica a analgesia provocada pelo TENS?
Acredita-se que a TENS promova analgesia predominantemente por meio do mecanismo do portão ou teoria das comportas, proposta por Melzack e Wall5, que provoca analgesia mediante a ativação seletiva das fibras táteis de diâmetro largo (A-beta), sem ativar fibras nociceptivas de menor diâmetro (A-delta e C).
Como o TENS provoca a estimulação de opióides endógenos?
A TENS de alta frequência produz analgesia pela ativação de mecanismos endógenos inibitórios no SNC envolvendo o opioide GABA, enquanto a TENS de baixa frequência usa a via inibitória clássica ativando além de GABA, a serotonina.
O que seria a dor?
A dor é uma sensação desagradável que pode limitar as habilidades e capacidades de uma pessoa para seguir uma rotina diária. Geralmente, atua como um sinal de alarme precoce para o alertar de que algo não está bem com o seu corpo.
Como funciona o portão da dor?
Desligue a dor Tanyx age diretamente nas fibras que levam a informação da dor ao cérebro, impedindo que os estímulos sejam enviados e aliviando o desconforto. Em caso de dores agudas e imediatas, as fibras Aβ são acionadas, enquanto as dores mais duradoras e que incapacitam, ativam as fibras C.
Quais são os parâmetros do FES?
parâmetros a se regular em uma aplicação de FES é a frequência. Nos equipamentos mais encontrados no mercado brasileiro (ou seja, fabricados no Brasil) consegue-se trabalhar em uma faixa de Hz, entretanto clinicamente é possível observar uma faixa mais restrita entre 30 e 80 Hz.