O que significa remição a execução e remição de bens?

Índice

O que significa remição a execução e remição de bens?

O que significa remição a execução e remição de bens?

A remição é ato jurídico de resgate de bens da execução, seja pela satisfação do pedido pelo executado, seja pela substituição objetiva deles por dinheiro, pelo credor com garantia real, ou pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, ou ainda pelo cônjuge, ascendentes ou descendentes, no caso de ...

Qual diferença entre remição da execução adjudicação e remissão da execução?

A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiros. ... A remição da execução consiste na satisfação integral do débito executado no curso do processo e impede a alienação do bem penhorado. Essa prerrogativa está prevista no art.

O que é remição da execução?

Prevista no artigo 826 do Código de Processo Civil, a remição da execução – o pagamento integral do débito no curso do processo para impedir a alienação de bem penhorado – pode acontecer até a assinatura do auto de arrematação e deve contemplar o montante integral da dívida e seus acessórios, mas não eventuais débitos ...

Até quando o executado pode remir a execução novo CPC?

De acordo com art. 826, o executado pode realizar a remição a qualquer tempo, desde que antes de adjudicados ou alienados os bens penhorados. ... Dessa forma, mesmo que um bem já tenha sido alienado, enquanto não houver a assinatura do auto de arrematação pelo juiz, o devedor poderá remir a execução.

O que é remição da execução trabalhista?

Na fase de cumprimento da sentença há relativa controvérsia sobre a possibilidade de o devedor remir a execução. O termo “remição” significa a possibilidade de o executado resgatar os bens objeto de constrição judicial que serviram para garantir o juízo executório.

É possível ao cônjuge do executado remir a execução?

é lícito ao cônjuge, ao descendente, ou ao ascendente do devedor remir todos ou quaisquer bens penhorados, ou arrecadados no processo de insolvência, depositando o preço por que foram alienados ou adjudicados.

O que é remissão de dívida no direito civil?

Remissão das dívidas é o perdão da dívida concedido pelo credor ao devedor. A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiros.

Quem são as pessoas legitimadas para realizar a remição hipotecária e quais suas consequências?

Cabe a remição hipotecária: ao credor da segunda hipoteca, ao adquirente do imóvel hipotecado, ao devedor quando executado, bem como a sua mulher, ascendente ou descendente. ... ao próprio devedor; ao credor da segunda hipoteca; e. ao adquirente do imóvel hipotecado.

Como e em que momento o executado pode remir a execução evitando a expropriação dos seus bens?

826. Antes de adjudicados ou alienados os bens, o executado pode, a todo tempo, remir a execução, pagando ou consignando a importância atualizada da dívida, acrescida de juros, custas e honorários advocatícios.

Pode ser averbada a execução?

A averbação premonitória instituída pelo art. 828 do CPC exige a admissibilidade da execução pelo juiz, podendo ser feita antes mesmo da citação do executado.

Postagens relacionadas: