Qual a explicação dada por Albert Einstein para o efeito fotoelétrico?

Índice

Qual a explicação dada por Albert Einstein para o efeito fotoelétrico?

Qual a explicação dada por Albert Einstein para o efeito fotoelétrico?

Einstein, propôs que a luz não só é emitida como um quantum num determinado instante, mas também se propaga como quanta individuais. De posse desta hipótese foi possível de imediato explicar o efeito fotoelétrico.

Qual a importância do experimento do efeito fotoelétrico para o modelo atómico atual?

A descoberta do efeito fotoelétrico teve grande importância para a compreensão mais profunda da natureza da luz. ... Tudo isto se tornou possível devido à invenção de aparelhos especiais, chamados células fotoelétricas, em que a energia da luz controla a energia da corrente elétrica ou se transforma em corrente elétrica.

Qual das explicações lhe parece correta para o efeito fotoelétrico?

A explicação correta desse efeito utilizou uma ideia de Max Planck, de que a luz incidente não poderia ter energia com um valor qualquer, mas sim uma energia dada por múltiplos inteiros de uma porção elementar.

O que é o efeito fotoelétrico?

Produção elétrica por ação da luz.

O que é efeito fotoelétrico e suas aplicações tecnológicas?

O efeito fotoelétrico ocorre quando há emissões de elétron num determinado material. Geralmente, esse efeito é produzido em materiais metálicos os quais são expostos a uma radiação eletromagnética, como a luz. ... Dessa maneira, as ondas eletromagnéticas envolvidas com esse fenômeno transferem energia aos elétrons.

O que ocorre no efeito fotoelétrico quando se aumenta apenas a intensidade da luz incidente na superfície fotoelétrica?

Os elétrons só são ejetados caso a energia dos fótons incidentes seja maior ou igual à função trabalho do material; A energia cinética dos elétrons ejetados só depende da frequência da luz incidente; A intensidade da luz só afeta a quantidade de elétrons que é ejetada a cada segundo.

Qual a predominação da energia no efeito fotoelétrico?

Os elétrons só são ejetados caso a energia dos fótons incidentes seja maior ou igual à função trabalho do material; A energia cinética dos elétrons ejetados só depende da frequência da luz incidente; A intensidade da luz só afeta a quantidade de elétrons que é ejetada a cada segundo.

Que tipo de transformação de energia acontece em um experimento de efeito Fotelétrico?

A emissão de elétrons provocada por ação da luz (ou radiação eletromagnética em geral) é chamada de efeito fotoelétrico. ... Isto explica por quê a energia máxima dos elétrons ejetados é independente da intensidade da fonte.

Quando ocorre efeito fotoelétrico em um material?

O efeito fotoelétrico acontece quando os fótons que incidem sobre um material apresentam certa energia capaz de arrancar os elétrons desse material. Cada material necessita de uma quantidade específica de energia para ter seus elétrons ejetados, essa quantidade de energia é chamada de função trabalho.

Como calcular o efeito fotoelétrico?

A energia do fóton é calculada pela seguinte fórmula:

  1. E = h.f.
  2. E: energia do fóton. ...
  3. (UFRGS) Selecione a alternativa que apresenta as palavras que completam corretamente as lacunas, pela ordem, no seguinte texto relacionado com o efeito fotoelétrico.

Qual a equação de Einstein para o efeito fotoelétrico?

A Equação de Einstein para o Efeito Fotoelétrico ... , Einstein propôs a seguinte equação, que relaciona a energia do elétron ejetado (E) na superfície, à freqüência da luz incidente (n) e à função trabalho do metal (f), que é a energia necessária para escapar do material.

Quando foi descoberto o efeito fotoelétrico?

O efeito fotoelétrico foi descoberto em 1886 pelo físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894). Na ocasião, Hertz percebeu que a incidência da luz ultravioleta em chapas metálicas auxiliava a produção de faíscas. A explicação teórica para o efeito fotoelétrico, entretanto, só foi apresentada pelo físico alemão Albert Einstein, em 1905.

Quem foi o primeiro a comprovar a equação de Einstein?

O primeiro pesquisador experimental a apresentar resultados realmente importantes para comprovar a equação de Einstein foi Arthur Llewellyn Hughes, que demonstrou, em 1912, que a inclinação da função E ( n) variava entre 4,9x10 -27 e 5,7x10 -27 erg.s, dependendo da natureza do material irradiado.

Qual a equação do efeito fotoelétrico?

Onde w0, uma energia característica do metal, denominada função trabalho, é a energia mínima necessária para que um elétron atravesse a superfície do metal e escape das forças atrativas que o prendem a esse metal. Já que K máx = eV 0, podemos reescrever a equação do efeito fotoelétrico como:

Postagens relacionadas: