Como avaliar um paciente com Parkinson?
Índice
- Como avaliar um paciente com Parkinson?
- Qual é a doença de bradicinesia?
- Quais escalas de avaliação podem ser usadas para melhor definição do diagnóstico cinético funcional?
- Quando desconfiar de Parkinson?
- Como avaliar um paciente com Parkinson fisioterapia?
- Como a fisioterapia pode auxiliar nas alterações da marcha do paciente com Parkinson?
- O que é bradicinesia na doença de Parkinson?
- O que significa paciente com DP?
- O que é um diagnóstico cinético funcional?
- Como é feito o diagnóstico cinético funcional?
Como avaliar um paciente com Parkinson?
A Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (Unified Parkinson's Disease Rating Scale - UPDRS) foi criada em 1987 2 2 e é amplamente utilizada para monitorar a progressão da doença e a eficácia do tratamento medicamentoso9 /2 3 .
Qual é a doença de bradicinesia?
A bradicinesia faz com que a pessoa tenha dificuldade em realizar movimentos voluntários e promove a lentificação de reflexos e movimentos do corpo. Ela atinge pernas e braços, assim como mãos e rosto.
Quais escalas de avaliação podem ser usadas para melhor definição do diagnóstico cinético funcional?
Além das escalas de Hoehn e Yahr e a UPDRS, por sua confiabilidade, pois podem ser usadas por fisioterapeutas para melhor avaliação do estado clínico-funcional do paciente.
Quando desconfiar de Parkinson?
OS principais sintomas da doença de Parkinson são a lentidão motora (bradicinesia), a rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo, os tremores de repouso notadamente nos membros superiores e geralmente predominantes em um lado do corpo quando comparado com o outro e, finalmente, o ...
Como avaliar um paciente com Parkinson fisioterapia?
Inicialmente o fisioterapeuta, fará uma avaliação para conhecer as demandas apresentadas pelo paciente, sua queixa principal, suas principais dificuldades funcionais, limitações e habilidades presentes. Diante dessa avaliação ele irá elaborar um plano de intervenção com condutas direcionadas individualmente.
Como a fisioterapia pode auxiliar nas alterações da marcha do paciente com Parkinson?
Na doença de Parkinson, a fisioterapia busca diminuir a disfunção física e permitir ao indivíduo realizar atividades de seu dia a dia com a maior eficiência e independência possível. Para isso, o alongamento em pacientes com doença de Parkinson é necessário para a melhora da amplitude de movimento (HALL, 2005).
O que é bradicinesia na doença de Parkinson?
Bradicinesia ou acinesia (lentidão de movimentos ou ausência de movimento) – bradicinesia é um dos sintomas clássicos da doença de Parkinson. Ao longo do tempo, uma pessoa com Parkinson pode desenvolver uma postura inclinada e uma caminhada lenta, arrastada.
O que significa paciente com DP?
A Doença de Parkinson (DP) é definida como distúrbio neurológico progressivo, caracterizado principalmente pela degeneração das células (neurônios) da camada ventral da parte compacta da substância negra e do lócus ceruleus.
O que é um diagnóstico cinético funcional?
Desenvolvimento: O Diagnóstico Cinesiológico Funcional visa identificar, quantificar e qualificar as disfunções cinéticas-funcionais de órgãos e sistemas. Para esse diagnóstico é preciso uma avaliação funcional que vai ser feita por meio de anamnese funcional, exames complementares e testes especiais.
Como é feito o diagnóstico cinético funcional?
O paciente conta, na entrevista, a história de acordo com sua visão e nos relata a sua experiência com aqueles sinais e sintomas. Cabe ao fisioterapeuta conduzir essa entrevista com perguntas, para entender as necessidades do paciente e para iniciar o raciocínio clínico.