Como avaliar o abdome?
Índice
- Como avaliar o abdome?
- Quais são os tipos de abdome?
- Como fazer o exame físico do abdome?
- Qual a sequência dos passos propedêuticos para exame do abdome?
- O que avaliar no exame físico geral?
- Como identificar ascite no exame físico?
- O que é abdome plano?
- O que é abdome Timpanico?
- Qual a ordem do exame físico?
- Qual a sequência do exame físico geral?
- Qual é o exame do abdome normal?
- Como realizar o exame abdominal?
- Como é possível contrair o abdômen?
- Como identificar massas abdominais?
Como avaliar o abdome?
Inspeção na semiologia abdominal Deve ser realizada com o paciente em decúbito dorsal com pernas estendidas. São observadas, forma, volume e alterações cutâneas do abdome. Forma: avaliar se há presença de assimetria, como pode ocorrer na hepatoesplenomegalia, hérnias de parede abdominal, neoplasias e obstruções.
Quais são os tipos de abdome?
Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado. Abdome normal ou atípico: plano, sem alteração do volume abdominal (Imagem 4).
Como fazer o exame físico do abdome?
A sequência do exame físico do abdome deve obedecer esta ordem: Posicionar o paciente em decúbito dorsal, com tronco e abdome expostos, em ambiente com boa luminosidade e temperatura adequada....Esta é uma área com um video dinâmico
- Inspeção;
- Ausculta;
- Percussão;
- Palpação.
Qual a sequência dos passos propedêuticos para exame do abdome?
12. Qual a sequência correta das técnicas propedêuticas no exame do abdome? inspeção, ausculta, percussão e palpação.
O que avaliar no exame físico geral?
Anotar sempre peso, altura, cálculo do índice de massa corpórea (IMC), pressão arterial (PA), circunferência abdominal (CA) e membros inferiores (MMII), que devem ser avaliados quanto a presença ou ausência de edema, varizes, infecções de pele e úlceras.
Como identificar ascite no exame físico?
O exame físico é pouco sensível para detectar ascite. Geralmente, os pacientes precisam ter aproximadamente 1.500 mL de líquido para que o exame possa detectar ascite com acurácia. Pode-se observar macicez nos flancos, macicez móvel, semicírculos de Skoda e sinal do piparote.
O que é abdome plano?
1. Abdome plano. Trata-se de uma forma de referir as pessoas que não possuem barriga, são magras e o abdome é bem lisinho.
O que é abdome Timpanico?
Som semelhante ao da percussão de um tambor e que é audível, por exemplo, quando se faz a percussão digital de um abdómen com uma quantidade excessiva de ar ou gás na cavidade peritoneal ou nos intestinos.
Qual a ordem do exame físico?
O exame se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. É importante que o paciente esteja confortável física e psicologicamente em todos os momentos do exame físico.
Qual a sequência do exame físico geral?
Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)
Qual é o exame do abdome normal?
EXAME DO ABDOME NORMAL ABDOME: plano, sem lesões de pele, cicatrizes, circulação colateral, retrações ou abaulamentos. Peristalse não identificável à inspeção. Ruídos hidroaéreos presentes nos quatros quadrantes (+/IV).
Como realizar o exame abdominal?
Para realização do exame físico abdominal devemos posicionar nosso cliente em decúbito dorsal, com um travesseiro sob a cabeça para maior conforto. O cliente não deve estar com a bexiga cheia ou ter se alimentado antes da realização do exame (até meia hora antes), pois nestas situações sentirá grande desconforto.
Como é possível contrair o abdômen?
O normal é que ao contrair o abdômen, os dedos saltem um pouco para cima, mas em caso de diástase os dedos não se movem, sendo possível até mesmo colocar 3 ou 4 dedos lado a lado sem que eles se movam com a contração abdominal.
Como identificar massas abdominais?
Na palpação superficial procuramos identificar regiões que possam apresentar hipersensibilidade, verificamos a resistência muscular e a possível presença de algumas massas abdominais. Já na palpação profunda, verificamos os órgãos e definimos as massas que foram porventura detectadas na palpação superficial.