Como avaliar um bom reprodutor?

Índice

Como avaliar um bom reprodutor?

Como avaliar um bom reprodutor?

A avaliação de um bom reprodutor deve ser fenotípica e reprodutiva. O primeiro passo é analisar as características zootécnicas. O animal que passar por esta fase, deve ser avaliado do ponto de vista reprodutivo. Dentre os critérios fenotípicos, devem-se observar várias características.

Como avaliar um gado de corte?

Você vai identificar animais que vão apresentar um acúmulo de gordura melhor, você vai ter musculosidade, que vai dar um rendimento de carcaça melhor, você vai ter umbigo, que é fundamental para reprodutor. Se o reprodutor tem o umbigo penduloso, vai lesionar com mais facilidade, vai dar muito problema.

Como escolher um bom touro Tabapuã?

Nós temos que analisar qualidade de casco, qualidade de pernas, como esse touro anda, porque ele precisa andar atrás de vacas para fazer filhos”, explicou. Aptidão reprodutiva: “O segundo aspecto é a parte reprodutiva. O direcionamento de bainha, a bolsa escrotal.

O que se deve levar em consideração para escolher um reprodutor?

As características básicas a serem consideradas são: 1. Padrão racial característico da raça escolhida (em rebanhos de animais registrados); 2. Aspecto feminino bem definido; 3. Boa conformação de úbere, com apenas duas tetas, devendo ser evitado fêmeas com tetas muito grandes ou grossas; 4.

Como escolher uma bezerra nelore de boa qualidade?

Ganho de peso, fertilidade, precocidade sexual, habilidade materna são algumas das características que o criador pode incorporar ao plantel ao optar pela aquisição de novilhas Nelore PO na comparação com as fêmeas “cara limpa”.

O que significa cada letra da avaliação Epmuras o que é avaliado em cada uma das características?

O EPMURAS refere-se à estrutura corporal (E), precocidade (P), musculosidade (M), umbigo (U), características raciais (R), aprumos (A), características sexuais (S).

Qual o lucro de um bezerro?

A atividade de cria deve ser o elo da cadeia produtiva com maior rentabilidade ao pecuarista. De acordo com o preço atual na categoria de mercado, o ganho é de quase R$ 500 por animal.

Como fazer a suplementação do bezerro?

Neste momento não há necessidade de fazer a suplementação, apesar deles obterem benefícios dos minerais oferecidos às mães. Após os primeiros dias, o bezerro passa também a se alimentar de pastagens. Para que haja o ganho de peso adequado, as espécies precisam ser de alta qualidade.

Qual o peso médio dos bezerros?

Já a recria corresponde ao período que vai da desmame até que os bezerros se tornem os chamados garrotes e novilhas. Isto é, nesta idade atingem o peso médio entre 10 e 12 arrobas. Então, os criadores podem produzir os próprios bezerros ou comprar os animais de alguma propriedade especializada em cria.

Quando ocorre o nascimento dos bezerros?

Para que haja o ganho de peso adequado, as espécies precisam ser de alta qualidade. Ou seja, com um bom teor de fibras e proteínas e que possibilitem uma digestão adequada. Quando a estação de monta é mais curta, o nascimento dos bezerros ocorre no período entre julho a setembro.

Quando ocorre o desmame dos bezerros?

Ou seja, com um bom teor de fibras e proteínas e que possibilitem uma digestão adequada. Quando a estação de monta é mais curta, o nascimento dos bezerros ocorre no período entre julho a setembro. Já a fase do desmame ocorre por volta de 6 a 7 meses de idade, ou seja, nos meses de março a abril.

Postagens relacionadas: