Como analisar os dados do whoqol-Bref?

Índice

Como analisar os dados do whoqol-Bref?

Como analisar os dados do whoqol-Bref?

O módulo WHOQOL-BREF é constituído de 26 perguntas (sendo a pergunta numero 1 e 2 sobre a qualidade de vida geral), as respostas seguem uma escala de Likert (de 1 a 5, quanto maior a pontuação melhor a qualidade de vida).

O que é o whoqol-Bref?

O WHOQOL-bref, uma versão abreviada do WHOQOL-100, desenvolvido e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), valoriza a percepção individual, podendo avaliar a QV em diversos grupos e situações, independentemente do nível de escolaridade 7.

Como se faz a análise do whoqol?

Diferente do WHOQOL-100 em que cada uma das 24 facetas é avaliada a partir de quatro questões, no WHOQOL-bref cada faceta é avaliada por apenas uma questão. Os dados que deram origem à versão abreviada foram extraídos do teste de campo de 20 centros em 18 países (The WHOQOL Group, 1998b).

Como aplicar o whoqol-Bref?

O índice WHOQOL-BREF, tem sua aplicação por meio de questionários, os quais totalizaram uma amostra estratificada de 425 cidadãos para aplicação do presente instrumento de pesquisa, em escala Likert de cinco pontos.

Quais os principais instrumentos para medição da qualidade de vida?

Os mais freqüentemente utilizados são: Sickness Impact Profile (SIP), Nottingham Health Profile (NHP), McMaster Health Index Questionnaire (MHIQ), Rand Health Insurance Study (Rand HIS), The Medical Outcomes Study 36-Item Short Form Health Survey (SF-36), Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde ( ...

Qual o instrumento elaborado pela OMS para avaliar a qualidade de vida em idosos?

O WHOQOL-bref foi utilizado em diversos países e em diferentes grupos de pessoas, demonstrando suas muitas possibilidades de uso em uma perspectiva internacional e transcultural. Descritores: Qualidade de vida, Organização Mundial da Saúde, questionários, literatura de revisão.

O que é o questionário whoqol?

O instrumento WHOQOL-100 consiste em cem perguntas referentes a seis domínios: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, meio ambiente e espiritualidade/religiosidade/crenças pessoais.

Qual a vantagem do whoqol-Bref?

De fato, o WHOQOL-bref pode ser utilizado na prática clínica como forma de aprimorar a relação médico-paciente, como instrumento de avaliação e comparação de resposta a diferentes tratamentos, em avaliações de serviços de saúde, em pesquisas e em avaliação de políticas de saúde1.

Quando foi criado o whoqol-Bref?

O primeiro estudo foi publicado em 1998, constatando-se um aumento progressivo de publicações de estudos que utilizaram o WHOQOL-bref ao longo dos anos, principalmente em 20 (62,1% do total).

Postagens relacionadas: