O que devemos observar no sítio operatório?

Índice

O que devemos observar no sítio operatório?

O que devemos observar no sítio operatório?

O enfermeiro deve observar e palpar o tecido subjacente a incisão a procura de edema, enduração e mudanças na cor. Lembrando que a presença de edema retarda o processo de cicatrização, uma vez que o excesso de fluidos nos tecidos age como obs- táculo a angiogenese e aumentando o risco de is- quemia.

Como são classificadas as feridas cirúrgicas?

Classificação de feridas As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. As feridas limpas geralmente são fechadas por suturas. As feridas contusas são produzidas por objeto rombo e são caracterizadas por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema.

Como identificar infecção de sítio cirúrgico?

A infecção do sítio cirúrgico manifesta-se entre 4 a 6 dias após a realização da cirurgia, apresentando localmente eritema, dor, edema e secreção.

O que é recomendado para prevenir infecção do sítio cirúrgico?

O pacote de medidas de prevenção de ISC sugerido pelo IHI inclui os seguintes itens: antibioticoprofilaxia adequada, tricotomia adequada, controle glicêmico no pós-operatório para pacientes de cirurgia cardíaca, manutenção de normotermia em pós-operatório de cirurgia colorretal.

Quais são os tipos de ferida operatórias?

Esses tipos de ferida operatória são muito comuns em cirurgias de pé. Essas técnicas são profundas, mas necessárias para resolver plenamente o problema e garantir que não haja recidivas. Por menor que seja o corte, são porta de entrada para bactérias, que podem atravessar a pele e iniciar infecções próximas ao osso recém operado.

Como avaliar a extensão da ferida?

(Dealey, 2001; Benbow, 2008; Borges, 2008) Avaliar extensão da ferida, diâmetro de cerca de 4 cm, diminuição do exsudato seroso; complicação (edema, enduração, flutuação e coloração) FISIOLOGIA CICATRIZAÇÃO - Fase Maturação (até mais de 1 ano) aumento da força de tensão mudança coloração da cicatriz Ferida Características

Quais os cuidados para o tratamento da ferida?

Fisiologia do processo cicatricial 11 4. Avaliação da ferida 13 5. Tratamento da ferida 15 5.1. Avaliação das condições clínicas 16 5.2. Controle da dor e uso de analgésicos 18 5.3. Cuidados na realização do curativo 21 5.4. Manutenção do meio úmido 24 5.5. Desbridamento 26 5.6. Produtos/coberturas padronizados 27 6.

Como evitar a ferida cirúrgica?

É importante adotar os seguintes cuidados com a ferida cirúrgica para evitar complicações: Passar produtos como pomadas e/ou antissépticos somente quando o médico recomendar, pois em geralmente eles não são necessários; Evitar exposição aos raios solares por, no mínimo, três meses e, após esse período, utilizar protetor solar sempre.

Postagens relacionadas: