Como regularizar um imóvel já construído na Prefeitura?

Índice

Como regularizar um imóvel já construído na Prefeitura?

Como regularizar um imóvel já construído na Prefeitura?

Como legalizar uma obra já construída: 7 passos

  1. Garanta o alvará de execução. ...
  2. Solicite as ligações definitivas. ...
  3. Busque o Habite-se. ...
  4. Reúna a documentação. ...
  5. Receba a vistoria. ...
  6. Providencie a CND do imóvel. ...
  7. Encaminhe o registro.

Como funciona averbação de obra?

Quando a obra é finalizada, a prefeitura faz a vistoria do imóvel e emite a Certidão de Construção e o Habite-se. Esses documentos, juntos com a Certidão Negativa do INSS, precisam ser averbados na matrícula do lote. A averbação desses documentos se chama averbação de construção.

Quanto custa para regularizar um imóvel na prefeitura?

Para regularizar uma ampliação de um imóvel, ou seja, uma reforma, é necessário a contratação de um arquiteto para alteração de projeto e obtenção de um alvará de construção junto à prefeitura. Esse serviço tem valor médio de R$ 5.000,00, variando conforme dimensões do imóvel e ampliações.

Quais são os documentos para a averbação de construção?

Abaixo segue a lista dos documentos para a averbação de construção ou ampliação de construção. Confira: 1) Requerimento do interessado, com firma reconhecida, dirigido ao Oficial de Registro de Imóvel da localidade do lote, solicitando a averbação da construção;

Qual é o valor da averbação de construção?

O resultado dessa conta é aferido na tabela de custos do Estado para se chegar ao valor da averbação de construção. Renata Hernandes, jornalista do Portal Imobiliário VivaReal, e consultoria de Leonardo Poles da Costa, bacharel em direito e Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Ilha Solteria/SP

Qual a documentação necessária para iniciar a construção?

Para atender aos pedidos, a lei exige que seja entregue uma documentação específica no cartório, conforme a situação. Antes de construir, o proprietário deve requerer o alvará para iniciar a construção, que é expedido pela prefeitura, após a aprovação do projeto.

Por que a construção deve ser iniciada sem cumprir esse requisito?

Toda e qualquer construção iniciada sem cumprir esse requisito está irregular e, portanto, sujeita à aplicação de penalidades, que variam conforme o município. Em linhas gerais, quando constatada a irregularidade, a obra é embargada, multa é aplicada e prazo é aberto para o atendimento à legislação vigente.

Postagens relacionadas: