Como regularizar um imóvel já construído na Prefeitura?
Índice
- Como regularizar um imóvel já construído na Prefeitura?
- Como funciona averbação de obra?
- Quanto custa para regularizar um imóvel na prefeitura?
- Quais são os documentos para a averbação de construção?
- Qual é o valor da averbação de construção?
- Qual a documentação necessária para iniciar a construção?
- Por que a construção deve ser iniciada sem cumprir esse requisito?

Como regularizar um imóvel já construído na Prefeitura?
Como legalizar uma obra já construída: 7 passos
- Garanta o alvará de execução. ...
- Solicite as ligações definitivas. ...
- Busque o Habite-se. ...
- Reúna a documentação. ...
- Receba a vistoria. ...
- Providencie a CND do imóvel. ...
- Encaminhe o registro.
Como funciona averbação de obra?
Quando a obra é finalizada, a prefeitura faz a vistoria do imóvel e emite a Certidão de Construção e o Habite-se. Esses documentos, juntos com a Certidão Negativa do INSS, precisam ser averbados na matrícula do lote. A averbação desses documentos se chama averbação de construção.
Quanto custa para regularizar um imóvel na prefeitura?
Para regularizar uma ampliação de um imóvel, ou seja, uma reforma, é necessário a contratação de um arquiteto para alteração de projeto e obtenção de um alvará de construção junto à prefeitura. Esse serviço tem valor médio de R$ 5.000,00, variando conforme dimensões do imóvel e ampliações.
Quais são os documentos para a averbação de construção?
Abaixo segue a lista dos documentos para a averbação de construção ou ampliação de construção. Confira: 1) Requerimento do interessado, com firma reconhecida, dirigido ao Oficial de Registro de Imóvel da localidade do lote, solicitando a averbação da construção;
Qual é o valor da averbação de construção?
O resultado dessa conta é aferido na tabela de custos do Estado para se chegar ao valor da averbação de construção. Renata Hernandes, jornalista do Portal Imobiliário VivaReal, e consultoria de Leonardo Poles da Costa, bacharel em direito e Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Ilha Solteria/SP
Qual a documentação necessária para iniciar a construção?
Para atender aos pedidos, a lei exige que seja entregue uma documentação específica no cartório, conforme a situação. Antes de construir, o proprietário deve requerer o alvará para iniciar a construção, que é expedido pela prefeitura, após a aprovação do projeto.
Por que a construção deve ser iniciada sem cumprir esse requisito?
Toda e qualquer construção iniciada sem cumprir esse requisito está irregular e, portanto, sujeita à aplicação de penalidades, que variam conforme o município. Em linhas gerais, quando constatada a irregularidade, a obra é embargada, multa é aplicada e prazo é aberto para o atendimento à legislação vigente.