Porque brincar na pandemia?

Índice

Porque brincar na pandemia?

Porque brincar na pandemia?

Brincar é sempre uma diversão e também pode ser um bom remédio em tempos de pandemia. Além de alegrar e fortalecer o vínculo familiar e afetivo, as brincadeiras contribuem para que as crianças desenvolvam a confiança, a comunicação, a coordenação motora e o raciocínio lógico.

Como trabalhar o lúdico na pandemia?

Ao trabalhar atividades lúdicas durante a quarentena, a dica é que a família proponha tipos variados de brincadeiras para atingir os objetivos propostos: desenvolver as capacidades mentais, treinar habilidades cognitivas e estimular o desenvolvimento físico.

Por que brincar faz bem?

Estimula competências socioemocionais. A brincadeira é uma necessidade biológica que ajuda a moldar o cérebro e que, nos diversos contextos, fortalece as relações socioafetivas, explorando aspectos como autocontrole, cooperação e negociação. Gera resiliência. Esta é uma das mais importantes habilidades para se viver.

Como trabalhar o lúdico em aulas remotas?

Alguns jogos que podem ser feitos na aula remota são bingo, dominó, jogos de cartas, boliche e até mesmo um jogo de percurso. Lembre-se que essa é uma ótima oportunidade para as crianças continuarem interessadas na aprendizagem e se prepararem para a volta às aulas presenciais.

Quais são os recursos Ludicos?

A utilização de jogos, brinquedos e materiais didáticos, como estratégias no processo de ensino e aprendizagem, favorece o desenvolvimento de distintas atividades lúdicas, significativas e contextualizadas em relação em estudante.

Por que as crianças não são grupos de risco da pandemia?

Ainda que as crianças não sejam grupo de risco da pandemia, adultos ficam preocupados em como lhes explicar o que está acontecendo e sugerem uma série de atividades para ocupá-las nesses tempos de quarentena.

Qual o papel do brincar nas crianças?

Desta forma, o brincar assume papel fundamental na manutenção da estabilidade física e emocional das crianças (BOMTEMPO; ANTUNHA; OLIVEIRA, 2008). Para Ferland (2006), por meio do brincar a criança experimenta o prazer e a descoberta, desenvolve o domínio da realidade e a criatividade e aprende a se expressar.

Qual a importância do brincar para a criança?

A importância do brincar para a criança é reconhecida e legalmente sustentada há tempos – a título de exemplo, temos documentos tais como a Declaração Universal dos Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Postagens relacionadas: