Como calcular a iluminância?

Índice

Como calcular a iluminância?

Como calcular a iluminância?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Como calcular lumens por metro quadrado?

Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 1 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.

Como calcular a quantidade de pontos de iluminação?

Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo. Por exemplo: um quarto de 3 metros de largura por 3,5 metros de comprimento terá 10,5 metros quadrados, que serão multiplicados por 16.

Como calcular a quantidade de watts por metro quadrado?

EXEMPLO:

  1. Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens.
  2. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x lúmens.
  3. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas. Para iluminar esta cozinha você vai precisar de 2 lâmpadas Bulbo LED 10W. :-)

Como calcular lux por metro quadrado?

Lúmen é quantidade de luz medida através de um ponto emissor de luz. Já o Lux trata-se da incidência de luz de um ponto. Por definição 1 lúmen tem a capacidade de iluminar a equivalência de 1 lux em 1 metro quadrado.

Quantos watts LED por m2?

Tabela de luminância recomendada
AmbienteLumens por m2 (lux)
Quarto – Luz Geral1
Quarto – Luz Local (Cabeceira de cama)2
Cozinha – Luz Geral1
Cozinha – Luz Local (Mesa / Pia / Fogão)2

Quantos lumens por m2 cozinha?

Tabela de luminância recomendada
AmbienteLumens por m2 (lux)
Cozinha – Luz Geral1
Cozinha – Luz Local (Mesa / Pia / Fogão)2
Banheiro – Luz Geral1
Banheiro – Luz Local (Espelho)2

Quantos lumens por m2 quarto?

Para saber é fácil, basta fazer um cálculo simples: para cada metro quadrado, são necessários 100 lúmens. Por exemplo, um quarto com 12 m², para ter iluminação adequada, precisa de uma lâmpada de 1200 lúmens ou duas de 600 lúmens.

Quantos pontos de luz no teto?

Cada cômodo deve ter ao menos um ponto de luz localizado no teto e cujo interruptor esteja instalado na parede. A carga de luz para ambientes de até 6 m² deve ser de 100VA e para cada 4 m² a mais, deve ser adicionado 60VA.

Quantos watts de LED por metro quadrado?

Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 1 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20 metros quadrados de área, serão necessários de 2000 (100lm x 20m2) a 4000 (200lm x 20m2) lúmens.

Como calcular a quantidade de luminárias necessárias para um ambiente?

Os métodos mais utilizados são o cálculo luminotécnico pelo método dos lúmens, definido pela Comissão Internacional de Iluminação (CIE) e o método ponto a ponto, que se baseia na Lei de Lambert. Conheça a seguir cada um desses métodos detalhadamente e aprenda a calcular a quantidade de luminárias necessárias para um determinado ambiente.

Como realizar um cálculo de iluminação?

Com ele, fica muito mais fácil e rápido realizar um cálculo luminotécnico. O usuário pode planejar um sistema de iluminação a partir de uma biblioteca pré-definida. Em apenas algumas etapas, é possível inserir as dimensões do ambiente e selecionar os requisitos de iluminação, assim como o fator de manutenção a partir do perfil de utilização.

Qual a quantidade de luminárias necessária para atingir um nível médio de iluminância?

Definida a quantidade de luminárias necessária para atingir um nível médio de iluminância, a distribuição pode ser realizada de uma forma que haja equilíbrio, de acordo com o desenho do ambiente, as distâncias entre as luminárias devem ser o dobro da distância entre estas e as paredes laterais.

Qual o fator de utilização da luminária?

O fator de utilização (U) é um dado fornecido pelos fabricantes de luminárias. Ele indica o desempenho da luminária de acordo com as refletâncias do ambiente. Para determinar o fator de utilização, basta utilizar a tabela do fabricante cruzando o índice de recinto (k) com os índices de refletância.

Postagens relacionadas: