Como calcular ICMS PIS e COFINS e IPI?
Índice
- Como calcular ICMS PIS e COFINS e IPI?
- Quando existe incidência de IPI na base de cálculo da PIS e COFINS?
- Como calcular PIS e COFINS e ICMS no preço de venda?
- Quando o IPI faz parte da base de cálculo do ICMS?
- Qual ICMS deve ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS?
- O que compõe a base de cálculo do PIS e COFINS?
- Posso excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS?
- Como calcular o PIS e COFINS?
- Por que a inclusão do ICMS na base do cálculo da COFINS?
- Qual a base de cálculo do IPI?
Como calcular ICMS PIS e COFINS e IPI?
A base de cálculo do ICMS (cálculo “por dentro”)
- IPI = Valor da operação x alíquota. ...
- Com o ICMS, porém, a metodologia de cálculo é diversa. ...
- Base de cálculo do ICMS = Preço da operação ÷ (1 – Alíquota) ...
- Cálculo ICMS = Valor da operação c/ ICMS x alíquota. ...
- Cálculo ICMS = Valor da operação s/ ICMS x alíquota.
Quando existe incidência de IPI na base de cálculo da PIS e COFINS?
O IPI, quando não recuperável, que é o caso dos comerciantes varejistas, integra o custo de aquisição, portanto é aproveitado o crédito do PIS e COFINS do IPI destacado na nota fiscal de compra.
Como calcular PIS e COFINS e ICMS no preço de venda?
Como calcular a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS? Para calcular a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS é necessário subtrair o valor do ICMS pago inicialmente da base previamente calculada. Para facilitar toda a compreensão é mais fácil envolvermos alguns números reais nesta conta.
Quando o IPI faz parte da base de cálculo do ICMS?
O IPI integra a base de cálculo do ICMS sempre que a operação, embora realizada entre contribuintes, tiver por objeto produto destinado ao Ativo Imobilizado ou a uso ou consumo do adquirente, bem como quando se tratar de operação realizada por estabelecimento equiparado a industrial.
Qual ICMS deve ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS?
No caso da pessoa jurídica ter auferido receitas de natureza tributada (CST 01, 02 e 05) e de natureza não tributada (CST 04, 06, 07, 08 e 09) pelo PIS/Cofins, a exclusão do ICMS deve ser vinculada somente à receita tributada.
O que compõe a base de cálculo do PIS e COFINS?
A base de cálculo é a receita operacional bruta da pessoa jurídica, sem deduções em relação a custos, despesas e encargos. Nesse regime, as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS são, respectivamente, de 0,65% e de 3%.
Posso excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS?
Determinando não só a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, mas também permitindo a restituição e compensação dos valores recolhidos pelo contribuinte, dos últimos 5 anos anteriores ao ajuizamento das ações.
Como calcular o PIS e COFINS?
Neste artigo, você aprenderá, passo a passo e com fórmulas, como calcular e preencher os campos relacionados ao PIS e COFINS nos XMLs da NF-e e da NFC-e. Para emitir uma NF-e ou NFC-e, você precisa preencher alguns campos com informações referentes aos tributos devidos na operação, como ICMS, PIS e COFINS.
Por que a inclusão do ICMS na base do cálculo da COFINS?
Assim, a inclusão do ICMS, ICMS/ST, PIS e COFINS na base de cálculo das contribuições ao PIS e à Cofins é ilegítima e inconstitucional. Porque fere o princípio da legalidade é previsto no artigo 150, I da CF/88 e 97 do CTN, o artigo 195, I, “b” da CF/88.
Qual a base de cálculo do IPI?
Para ilustrar, pode ser citado o exemplo do IPI, incidente sobre operações com produtos industrializados, cuja base de cálculo consiste na soma do preço do produto, do frete e das demais despesas acessórias cobradas do comprador ou destinatário do bem. Valendo-se de valores nominais hipotéticos, o cálculo é feito da seguinte forma: