Como calcular correção monetária pelo IPCA?
Como calcular correção monetária pelo IPCA?
A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1).
Como é feito o cálculo do IPCA?
Esse indicador é calculado com base nos preços do mercado varejista, com o objetivo de medir a variação dos preços e determinar o custo de vida no país. O índice é calculado pelo IBGE mensalmente.
Como é calculado o IPCA?
Dessa forma, o IPCA é calculado com base em uma lista de itens pré-determinados, cuja variação de valores é resultado de fatores externos, como a cotação do dólar, custo da mão de obra, custo de produção, clima, transporte entre outros. Um outro fator que também influencia diretamente à inflação indicada pelo IPCA, é a moeda em circulação.
Qual é o indicador do IPCA?
Como falamos, o IPCA age diretamente em diversos indicadores da economia brasileira, e um deles, é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Esse indicador é calculado com base nos preços do mercado varejista, com o objetivo de medir a variação dos preços e determinar o custo de vida no país.
Como obter o valor do IPC?
Para obter o valor do IPC, devemos multiplicar o valor obtido por 100 para termos uma comparação em porcentagem em relação ao preço original. Veja o IPC como uma porcentagem. Os preços antigos representam o referencial, que é descrito como 100% dele mesmo.
Qual a data da correção do IPCA?
Assim sendo, caso deseje a correção por apenas um mês, o usuário deve informar a data inicial igual à data final, de acordo com o seguinte exemplo: Exemplo 1) Correção, pelo IPCA, para o mês de janeiro de 2003. O usuário deve levar em consideração as diferentes moedas utilizadas no país ao longo dos últimos anos.