O que é PEPS UEPS e custo médio?
O que é PEPS UEPS e custo médio?
PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado são métodos de contabilidade e gestão dos estoques nas empresas e os custos em vender suas mercadorias. Estes métodos permitem estabelecer, de maneiras diferentes, o custo das mercadorias vendidas, ou seja, o preço que a mercadoria foi comprada quando entrou no estoque.
Como se faz o cálculo do custo médio?
O custo médio é o resultado do valor total dividido pelo número total de peças, ou seja: 1.650/300 = R$ 5,50.
Quais são os métodos de avaliação dos estoques?
Segundo Schier (2011), os métodos de avaliação de estoque mais utilizados no Brasil são: PEPS ou FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair); UEPS (último a entrar, primeiro a sair); Custo médio ponderado (ou média ponderada móvel – MPM); Custo específico e; Método do varejo.
O que é método UEPS?
Método UEPS: o que é? A metodologia Último a Entrar, Primeiro a Sair é parecido com o PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Nesse caso, porém, ocorre o processo inverso, já que o custo do último lote comprado é utilizado para o custeio das vendas. ... O custo da mercadoria é, portanto, empilhado.
O que é o método de custo médio?
O custo médio ponderado, também conhecido como preço médio ponderado, é o valor de cada item do estoque quando o total financeiro é dividido pelo número de mercadorias armazenadas. Este método de avaliação de estoque é utilizado como uma ferramenta para administrar corretamente o estoque da empresa.
Quais os métodos de apuração PEPS UEPS e média?
Qual a diferença entre PEPS, UEPS e MPM?
- PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai)
- UEPS (Último a entrar, Primeiro a Sair)
- MPM (Média Ponderada Móvel ou Preço Médio Ponderado)