Como calcular a reatância de um indutor?
Índice
- Como calcular a reatância de um indutor?
- Qual a reatância de um capacitor?
- Como calcular a reatância total?
- Como calcular corrente elétrica de um capacitor?
- O que é reatância indutiva e qual é a sua unidade de medida?
- Como é chamada a reatância do indutor?
- Qual a diferença entre impedância e reatância?
- Quanto maior o valor da capacitância menor será o valor da reatância capacitiva?
- Qual é a tensão de um capacitor?
- Qual é a altura do capacitor cilíndrico?
- Qual a função do capacitor?
- Como funcionam os capacitores em paralelo?
Como calcular a reatância de um indutor?
A reatância indutiva XL é definida por XL = VL/IL e também é expressa em ohms. Como citamos acima, se a tensão for do tipo V = V0sen(ωt), tanto XC como XL dependerão (serão funções) de ω = 2πf .
Qual a reatância de um capacitor?
Um capacitor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, oferece uma oposição à passagem da mesma, imposta por um campo elétrico, denominada reatância capacitiva. Essa reatância capacitiva é inversamente proporcional a frequência da corrente.
Como calcular a reatância total?
A fórmula completa para o cálculo da reatância indutiva é XL = 2πƒL, onde L é a indutância, medida em Henries (H).
Como calcular corrente elétrica de um capacitor?
Para descobrir qual é o seu valor basta dividir a tensão pela corrente, no caso do nosso exemplo é 127 divido por 2, que é igual a 63,5 ohms.
O que é reatância indutiva e qual é a sua unidade de medida?
Damos o nome de Reatância à oposição ao fluxo de corrente elétrica sem a dissipação de energia, de forma distinta da resistência elétrica, que também é uma oposição à passagem da corrente, porém com dissipação de energia na forma de calor. XL é a reatância indutiva, expressa em ohms (Ω) ...
Como é chamada a reatância do indutor?
A razão entre a tensão de pico, ou tensão máxima, aplicada ao indutor e a corrente de pico, ou corrente máxima, que o atravessa é chamada de reatância indutiva XL = ω L. Nota-se que nesse caso a corrente está atrasada de π/2 em relação à tensão aplicada ao indutor.
Qual a diferença entre impedância e reatância?
A impedância é a resistência (ou oposição) de um circuito à corrente alternada e sua unidade de medida é o “ohm”. ... A reatância (X) é a redução da passagem de corrente causada por campos elétricos e magnéticos que se opõem às mudanças da corrente elétrica ou tensão.
Quanto maior o valor da capacitância menor será o valor da reatância capacitiva?
Quanto maior a capacitância mais baixa será a reatância ou a resistência a passagem do fluxo da corrente alternada. Da mesma forma, quanto mais alta for a freqüência, menor será a resistência que um capacitor oferece a passagem do fluxo de corrente.
Qual é a tensão de um capacitor?
V V é a tensão. A capacitância de um capacitor de placas paralelas. d d é a distância das placas. Capacitância de um capacitor cilíndrico. L L é a altura do cilindro. Capacitância de um capacitor esférico. Capacitância de uma esfera isolada.
Qual é a altura do capacitor cilíndrico?
Capacitância de um capacitor cilíndrico. L L é a altura do cilindro. Capacitância de um capacitor esférico. Capacitância de uma esfera isolada. Enquanto o capacitor armazena energia em um campo elétrico, o indutor armazena energia em um campo magnético.
Qual a função do capacitor?
Um capacitor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, oferece uma oposição à passagem da mesma, imposta por um campo elétrico, denominada reatância capacitiva.
Como funcionam os capacitores em paralelo?
Capacitores em paralelo: C total = 1 / (1/X C1 + 1/X C2 ...) Obtenha a reatância total através da subtração das reatâncias indutiva e capacitiva. Por serem inversamente proporcionais (enquanto um aumenta, o outro diminui e vice-versa), esses efeitos tendem a se anular.