Como é calculado é interpretado o atributo atividade de argila?
Índice
- Como é calculado é interpretado o atributo atividade de argila?
- O que é uma argila de atividade baixa?
- Como identificar argila no solo?
- Como calcular o CTC?
- Quais atributos diagnosticos estão ligados a argila?
- O que é atributos diagnósticos do solo?
- O que é argila 2-1?
- Qual a porcentagem de argila no solo?
- Quais são as características da argila?
- Qual a duração do plano de transformação da argila?
- Qual a relação entre argila e matéria orgânica?
- Por que os solos brasileiros possuem argila?
Como é calculado é interpretado o atributo atividade de argila?
Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Atividade da argila. Refere-se à capacidade de troca de cátions (CTC ou T) correspondente à fração argila, sendo calculada pela expressão: T x 1000/g. kg-1 de argila.
O que é uma argila de atividade baixa?
Os Latossolos, por definição considerados de argila de atividade baixa (Tb), ou seja a CTC é menor que 27 cmol.kg-1 de argila. Quando compactados, ou seja, quando atingem a densidade crítica para cada amplitude de textura, esses solos devem ser subsolados (figura 2).
Como identificar argila no solo?
Na escala de Atterberg, a argila corresponde a partículas de diâmetro < 0,002 mm; o silte 0,002 - 0,02 mm; a areia fina de 0,02- 0,2 mm; e a areia grossa de 0,2-2,0 mm.
Como calcular o CTC?
Como calcular a CTC do seu solo?
- CTC efetiva. Ou efetiva que corresponde a soma de bases (SB) incluindo o cálcio, magnésio, potássio e sódio; mais o alumínio, ou seja CTC efetiva = SB + Al. ...
- CTC a pH 7. Corresponde a soma de bases (SB) + Al + H no pH 7.
Quais atributos diagnosticos estão ligados a argila?
Relação silte/argila Serve como auxílio na identificação do grau de intemperização do solo. Solos pouco intemperizados apresentam alto conteúdo de silte em relação ao de argila, resultando em alta relação silte/argila. Esta relação é usada para diferenciar horizonte B latossólico de B incipiente.
O que é atributos diagnósticos do solo?
- Atributos e Horizontes Diagnósticos Denominam-se atributos adicionais ou complementares, as características ou propriedades dos solos que possam ser identificadas no campo ou inferidas de outras propriedades determinadas por análises de laboratórios.
O que é argila 2-1?
A mineralogia reflete o tipo de argila (2:1 ou 1:1), assim argilas com maior capacidade adsortivas (do tipo 2:1) retém mais moléculas de herbicidas na matriz do solo quando comparada com argilas mais intemperizadas (do tipo 1:1).
Qual a porcentagem de argila no solo?
Em linhas gerais, solos com teores de argila entre 10 e 15 % e com mais de 15 % de areia, são enquadrados no Tipo 1, solos com 16 a 35 % de argila e entre 15 e 70 % de areia são enquadrados no Tipo 2 e solos com mais que 35 % de argila são enquadrados no Tipo 3.
Quais são as características da argila?
Durante o manuseio deste material, o professor e auxiliar devem questionar as crianças sobre o que sentem na interação com a argila, bem como, nomear suas ações, descrevendo as características observadas como a temperatura da argila e sua consistência.
Qual a duração do plano de transformação da argila?
Denominar as sensações que experiencia no contato com a argila. Compreender o processo de transformação da argila. Cada momento é planejado para durar aproximadamente 30 minutos, dependendo da concentração das crianças no momento da realização das propostas. Este plano é idealizado para um grupo de crianças de 2 a 3 anos de idade.
Qual a relação entre argila e matéria orgânica?
Nesse sentido, o que está retido na argila e na matéria orgânica (fase solida), está em equilíbrio com a solução do solo (fase líquida). As plantas não conseguem absorver diretamente os elementos que estão presos na fase solida, elas absorvem o que está dissolvido na fase liquida!
Por que os solos brasileiros possuem argila?
A maioria dos nossos solos brasileiros possuem argila de baixa atividade, com predominância de argilas oxídicas e argilas 1:1 (caulinita), argilas essas que apresentam baixa CTC, e são altamente dependentes do pH.