O que significa capacidade total de ligação do ferro?

Índice

O que significa capacidade total de ligação do ferro?

O que significa capacidade total de ligação do ferro?

A capacidade total de transporte de ferro mede a quantidade total de ferro que pode ser ligado às proteínas do sangue. Como a transferrina é a principal proteína transportadora do metal, esse exame é uma boa medida indireta da quantidade disponível de transferrina.

Como calcular capacidade total de ligação do ferro?

  1. Kit para determinação da capacidade latente de ligação de ferro por metodologia colorimétrica. Cat. 341. ...
  2. AP = Absorbância do Padrão. Transferrina (mg/dL) = CTLF x 0,70. 100. ...
  3. Tubos. Branco. Teste. ...
  4. Tampão (2) 1,5 mL. 1,5 mL. ...
  5. Padrão (1) ——– 0,5 mL. ...
  6. Soro. ——– ...
  7. Água deionizada. 1,0 mL. ...
  8. AP = Absorbância do Padrão = 0,476. CLLF = 143 µg/dL.

Quais as dosagens são necessárias para se obter a capacidade total de ligação de ferro?

Resultados entre 69 mcg/d e 240 mcg/dL em homens e entre 70 mcg/dL e 310 mcg/dL em mulheres são considerados normais. Resultados maiores que 240 mcg/dL em homens e maiores que 310 mcg/dL em mulheres são considerados altos.

Como calcular o índice de Saturacao da transferrina?

O IST (índice de saturação da transferrina) representa a razão entre o ferro sérico e a capacidade total de ligação do ferro....ÍNDICE DE SATURAÇÃO DA TRANSFERRINA.
MétodoParâmetroValor de referência
CÁLCULOCapacidade total de fixação2 µg/dL

Qual o valor normal do ferro sérico?

Em geral, o ferro sérico normal é mcg/dL (13 a 27 micromol/L) para homens e mcg/dL (11 a 25 micromol/L) para mulheres; a capacidade total de ligação do ferro é 2 mcg/dL (45 a 81 micromol/L) e a saturação da transferrina é de 20 a 50%.

Para que serve o exame índice de saturação da transferrina?

A dosagem de transferrina normalmente é solicitada pelo médico para fazer o diagnóstico diferencial das anemias microcíticas, que são aquelas caracterizadas pela presença de hemácias menores do que o normal. Dessa forma, além da transferrina, o médico solicita a dosagem de ferro sérico e da ferritina.

Qual a capacidade total de ligação do ferro no soro?

A capacidade total de ligação do ferro (CLTF) no soro é a medida da concentração máxima de ferro que a transferrina pode transportar. A deficiência de ferro é conseqüência de suprimento inadequado, aumento da demanda, perda sanguínea ou a combinação destes fatores.

Como calcular a dosagem de Ferro?

Pode ser medida diretamente ou calculada subtraindo o resultado da dosagem de ferro da capacidade total de transporte. A dosagem de ferro mede a quantidade total de ferro no sangue, quase todo ligado à transferrina. É necessária para calcular a capacidade não saturada de transporte de ferro e a saturação da transferrina.

Qual a capacidade de ligação do ferro em amostras de sangue?

A determinação da capacidade de ligação do ferro em amostras de sangue é útil na abordagem laboratorial das anemias. PRINCÍPIO Os íons férricos contidos no Reagente 1 saturam os sítios disponíveis para a ligação de ferro na proteína transportadora transferrina.

Como funciona a sobrecarga de ferro no Brasil?

Em estados de sobrecarga de ferro, como a hemocromatose, o nível está alto e a capacidade total de transporte do metal está normal ou baixa, o que aumenta a saturação da transferrina. A capacidade não saturada de transporte de ferro pode ser pedida como uma alternativa à capacidade total de transporte de ferro, mas isso não é comum no Brasil.

Postagens relacionadas: