Como calcular área de hexágono?

Índice

Como calcular área de hexágono?

Como calcular área de hexágono?

Podemos dizer que a área de um hexágono regular será igual à soma das seis áreas dos triângulos equiláteros.

Como calcular a medida do lado de um hexágono regular?

Como o triângulo e o hexágono são regulares, então os lados de cada um dos polígonos são iguais. Sendo assim, considere que x é a medida do lado do triângulo e que y é a medida do lado do hexágono. ou seja, x = y. x = 7.

Como calcular o raio de um hexágono regular?

No hexágono regular inscrito na circunferência, a medida do raio r da circunferência é igual à medida do lado do polígono.

Qual é o formato de um hexágono?

Hexágono é um polígono que possui seis lados delimitados por segmentados de reta. Essa figura plana é formada pela junção de seis triângulos equiláteros. Quando o hexágono é regular todos os lados possuem a mesma medida e seus ângulos internos são de 120º.

Qual é a medida do lado de um hexágono regular cujo apótema mede 3 cm?

De acordo com o enunciado, a medida da apótema é igual a 3 cm. Então, vamos igualar a fórmula acima a 3: . l = 6/√3.

Qual a área da flor usando como unidade de medida o hexágono?

Usando o hexagono como unidade de medida, a flor mede 9 hexagonos. Basta observar na figura que há 1 hexagono amarelo (miolo da flor), 6 hexágonos roxos (pétalas da flor) e 2 hexágonos verdes (folhas da flor). Agora basta somar tudo: 1 hexagono amarelo + 6 hexagosnos roxos + 2 hexagonos verdes = 9 hexagonos pintados.

Como calcular um hexágono?

Outra forma de calcular a área de um hexágono é utilizando o perímetro e o apótema. A fórmula utilizada é: O perímetro (p) corresponde à soma dos lados do polígono, ja o apótema () é encontrado traçando uma linha entre o centro do hexágono e o ponto médio de um dos lados da figura. Quando um hexágono regular está inscrito em uma circunferência, ...

Como encontrar a circunferência de um círculo usando o diâmetro?

Escreva a fórmula para encontrar a circunferência de um círculo usando o diâmetro. A fórmula é simplesmente esta: C = πd. Nessa equação, "c" representa a circunferência do círculo e "d" representa seu diâmetro. Isso quer dizer, você pode encontrar a circunferência de um círculo apenas multiplicando o diâmetro por pi.

Qual o raio da circunferência?

Neste caso, o raio da circunferência (r) coincide com o lado do hexágono (l), pois formam um triângulo equilátero . Sendo , aplicamos o Teorema de Pitágoras e encontramos a fórmula para calcular o apótema da seguinte forma: Exercício resolvido: Em uma circunferência, cujo raio mede 10 cm, foi desenhado um hexágono regular.

Quais são os raios do hexágono?

1º – Escolha dois vértices consecutivos do hexágono e construa os raios da circunferência que se ligam a eles. Observe na imagem a seguir que esses raios são os segmentos OA e OB, os quais, unidos ao segmento AB, formam um triângulo:

Postagens relacionadas: