Qual é a constante elástica da mola?

Índice

Qual é a constante elástica da mola?

Qual é a constante elástica da mola?

A constante elástica mede a rigidez da mola, isto é, a força que é necessária para fazer com que a mola sofra uma deformação. Molas que apresentam grandes constantes elásticas são mais dificilmente deformadas, ou seja, para fazer o seu comprimento variar, é necessário que se aplique uma força maior.

Como se calcula a constante da mola?

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:

  1. Fe — força elástica, dada em newtons;
  2. k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
  3. X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Como calcular a força elástica da mola?

Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:

  1. F = K . ...
  2. F: força aplicada no corpo elástico (N) ...
  3. Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte.

Qual o valor da constante elástica da mola em N CM?

A constante elástica equivalente é 6 N/cm. Ou seja, quando colocamos uma mola de k1 = 15 N/cm associada em série com outra de k2 = 10 N/cm, a dureza dessa associação corresponde a uma mola de keq = 6 N/cm.

O que é uma mola ideal?

Um oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força.

O que é limite de elasticidade de uma mola ou um corpo qualquer?

Ocorre quando uma grande tensão é aplicada ao material. A tensão é tão grande que quando removida, o material não retorna a suas dimensões originais. Cria-se uma deformação permanente e irreversível. O menor valor de tensão que produz deformação plástica é conhecido como o limite elástico do material.

Como calcular a constante?

A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.

Qual é a fórmula da força elástica determinada pela Lei de Hooke?

De acordo com a lei de Hooke, a força elástica apresenta módulo igual à força que é aplicada sobre a mola. Além disso, essa força é também igual ao produto entre a constante elástica da mola (k), medida em newtons por metro (N/m), e a deformação da mola (x), medida em metros.

Como se calcula a energia elástica?

Para calcular a energia potencial elástica, utilizamos a equação:

  1. E = kx2 Como o exercício não forneceu o valor da constante elástica da mola (k), devemos utilizar a equação da força elástica (F = kx) e reescrever a equação da energia da seguinte forma:
  2. E = F . x. Substituindo os dados, temos:
  3. E = 10 . 0,02. E = 0,1 J.

Como calcular a elástica de uma mola?

Introdução Neste experimento você aplicará conhecimentos sobre a Lei de Hooke e calculará a constante elásticaä de uma mola a partir de dados experimentais.

Qual o comprimento final da mola?

Perceba que, na fórmula acima, se o comprimento final da mola ( LF) for maior que o comprimento inicial ( L0 ), a deformação será positiva (x > 0); caso contrário, quando o comprimento final da mola for menor que o comprimento inicial, a deformação será negativa (x <0).

Quais são as constantes elásticas?

Molas que apresentam grandes constantes elásticas são mais dificilmente deformadas, ou seja, para fazer o seu comprimento variar, é necessário que se aplique uma força maior. A constante elástica é uma grandeza escalar, e a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o N/m (newton por metro).

Qual a intensidade da mola aplicada?

Determine a intensidade da força aplicada, sabendo que a constante elástica da mola é de 110 N/m. Para saber a intensidade da força exercida sobre a mola, devemos utilizar a fórmula da Lei de Hooke: F = K. x F = 110. 5

Postagens relacionadas: