O que é excentricidade de um pilar?
Índice
- O que é excentricidade de um pilar?
- Quando se calcula a excentricidade de 2 ordem?
- Como classificar pilares?
- O que é um pilar de centro?
- Como evitar a flambagem em pilares?
- O que são pilares Contraventados e pilares de contraventamento?
- O que é momento de segunda ordem?
- O que é o coeficiente Gama z?
- O que é um pilar de extremidade?
- Qual o valor da excentricidade?
- Qual o comprimento de um pilar?
- Qual é a concepção dos pilares?
- Quais são as bases de Pilares?
O que é excentricidade de um pilar?
A força normal que atua em um pilar pode estar deslocada de certa distância do seu centro geométrico, a esta distância dá-se o nome de excentricidade. Excentricidade relativa é a relação entre a excentricidade do pilar e a dimensão dele na direção analisada (B ou H).
Quando se calcula a excentricidade de 2 ordem?
Nos pilares considerados isoladamente, a excentricidade de 2ª ordem varia ao longo da reta que liga os seus extremos, como mostra a figura 2.6. O índice de esbeltez é a razão entre o comprimento de flambagem e o raio de giração, nas direções a serem consideradas.
Como classificar pilares?
Os pilares podem ser classificados conforme as solicitações iniciais e a esbeltez. Quanto às solicitações iniciais, os tipos de plilares são mostrados na Figura 2. Serão considerados internos os pilares em que se pode admitir compressão simples, ou seja, em que as excentricidades iniciais podem ser desprezadas.
O que é um pilar de centro?
Estes pilares possuem elevada rigidez e, como consequência, absorvem a maior parte das ações horizontais. Também chamada de compressão centrada, é o tipo de compressão onde a carga é aplicada no centro geométrico do pilar. Os pilares submetidos à compressão simples são os pilares de centro.
Como evitar a flambagem em pilares?
❖ Armadura transversal (estribos) Constituída por barras transversais ao eixo do pilar, dobradas na forma de estribos fechados, com a função de evitar a flambagem das barras longitudinais e manter sua posição durante a concretagem.
O que são pilares Contraventados e pilares de contraventamento?
Pilares de Contraventamento: são responsáveis pela estabilidade global da estrutura e devem ser dimensionados para resistir aos esforços globais de vento, desaprumo, etc. ... Pilares Contraventados: são contraventados pelos primeiros.
O que é momento de segunda ordem?
Os efeitos de 2ª ordem são aqueles que se somam aos obtidos numa análise de 1ª ordem, quando a análise do equilíbrio passa a ser efetuada considerando a configuração deformada da estrutura. Quanto mais esbelta for a peça, maior será a importância de sua consideração.
O que é o coeficiente Gama z?
O coeficiente Gama-Z (Gama-z) tem por principal objetivo classificar a estrutura quanto à deslocabilidade dos nós, a fim de destacar o quão significativos são os esforços de 2ª ordem globais para efeitos de cálculo.
O que é um pilar de extremidade?
Os pilares de extremidade (Figura 1.2) são aqueles que estão submetidos à flexão composta normal, ou seja, o esforço de compressão normal atua juntamente com o momento fletor cuja ação coincide com o eixo principal do pilar.
Qual o valor da excentricidade?
O valor da excentricidade, demonstra se o ponto teórico da aplicação da força normal coincide ou não com o centro de gravidade da seção transversal do pilar, quanto maior o valor da excentricidade, mais afastado do centro de gravidade da seção transversal será a aplicação da força normal.
Qual o comprimento de um pilar?
O comprimento equivalente de um pilar, ou também chamado de comprimento de flambagem depende exclusivamente da distância entre os pontos que o pilar esteja travado, seja por lajes ou vigas. A distância é dada pelos tipos de apoio presentes no pilar.
Qual é a concepção dos pilares?
A concepção dos pilares é uma das fases mais importantes de um projeto estrutural. O mau posicionamento dos pilares, ou mesmo a má avaliação do dimensionamento destes elementos, pode levar a variados problemas, como estruturas pouco estáveis do ponto de vista global, estruturas que não atendem às condições de serviço ou mesmo a um ...
Quais são as bases de Pilares?
Segundo PFEIL, Walter et al (2008) as bases de pilares podem ser classificadas em duas categorias: I. Bases destinadas a transferir à fundação forças de horizontais e verticais: nesse caso, a ligação é considerada rotulada. II.