O que é massa unitária de um agregado?

Índice

O que é massa unitária de um agregado?

O que é massa unitária de um agregado?

8.2) Massa unitária: Segundo a NBR 7810 a massa unitária é a massa da unidade de “volume aparente” do agregado, isto é, incluindo na medida deste volume os vazios entre os grãos. ... O termo massa unitária é assim relativo ao volume ocupado por ambos: agregados e vazios.

Como calcular massa unitária do agregado?

a) Calcular o índice de vazios empregando a fórmula seguinte: onde: Ev = índice de volume de vazios nos agregados, em porcentagem. rw = massa específica da água, em kg/m3. rap = massa unitária média do agregado, em kg/m3.

Para que serve a massa Unitaria do agregado?

É utilizada para transformar massa em volume e vice-versa. Massa unitária compactada é a relação entre sua massa e seu volume compactado segundo um determinado processo, considerando-se também os vazios entre os grãos. Pode ser feita com um único agregado ou com uma composição destes.

Qual a diferença entre massa unitária é massa específica?

Na tecnologia dos agregados para concreto qual a distinção existente entre os termos, massa específica e massa unitária? - Massa Especifica: relação entre a massa do agregado e o volume dos grãos descontando-se os vazios. - Massa Unitária: relação entre a massa do agregado e o volume aparente ocupado pelo agregado.

O que é um agregado na construção civil?

Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes ...

Qual a massa unitária da areia usada no ensaio?

1) Qual a massa unitária da areia usada no ensaio em que o volume dos grãos, ... O ensaio para determinação da massa unitária em estado solto apresentou os seguintes valores: Massa do recipiente = 9,7 kg; Massa do recipiente + amostra = 38,2 kg Volume do recipiente = 20,0 dm3.

Qual a finalidade dos ensaios de massa unitária é massa específica?

Já o ensaio de determinação da massa unitária consiste em especificar o volume da amostra do cimento, mas desta vez levando-se em consideração os vazios existentes entre os grãos. ... Por último, o ensaio de finura tem por finalidade analisar o tamanho dos grãos de cimento.

O que é massa específica do solo?

É a relação entre a massa dos grãos de um solo e o seu volume real. É uma característica física dos solos, sendo função dos seus constituintes mineralógicos.

Como calcular a massa unitária?

CÁLCULO DA MASSA UNITÁRIA. a. Calcular as massas unitárias pela fórmula: onde: rap = massa unitária do agregado, em kg/m3. V = volume do recipiente, em m3. b. Se necessário calcular a massa unitária na condição saturada superfície seca, usar a. seguinte fórmula: onde: ras = massa unitária do agregado, em kg/m3.

Qual a massa de um agregado?

Sua determinação é feita através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman. Sempre que não for possível sua determinação, pode-se adotar o valor de 2,70 kg/dm3 para os agregados miúdo e graúdo e de 3,10 kg/dm3 para o cimento. É a razão entre a massa de um agregado lançado em um recipiente e o volume deste recipiente.

Como calcular a massa unitária da superfície seca?

Se necessário calcular a massa unitária na condição saturada superfície seca, usar a onde: ras = massa unitária do agregado, em kg/m3. A unidade poderá ser apresentada em kg/dm3 ou T/m3.

Qual a importância da massa unitária?

A massa unitária tem grande importância na tecnologia, pois é por meio dela, que se podem transformar as composições das argamassas e concretos dadas em peso para o volume e vice-versa. Pela nomenclatura adotada pela a imagem acima temos para o cálculo das massa especificas:

Postagens relacionadas: