Como calcular a massa específica seca do solo?
Como calcular a massa específica seca do solo?
A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V). Neste caso o teor de umidade do solo é zero (w=0).
Como calcular a massa específica da areia?
A água subirá no gargalo do frasco até uma certa marca (L); faz-se essa leitura e do valor obtido diminuem-se os 200 ml, obtendo-se, assim, o valor absoluto de areia; dividindo-se o peso dos 500g de areia pelo volume achado, teremos a massa específica real ou peso específico real.
Qual a massa específica de um solo seco?
Massa específica aparente seca é a massa específica de um solo seco determinada pelo seu correspondente volume deslocado de água. É ensaio feito em análise de solos consistindo na verificação da variação do peso e volume de um recipiente contendo água quando nele o seco.
Qual a diferença entre massa e volume do solo?
Mt = 100 g Ms = 90,9 g U = 10% Relação massa Relação massa – – volume dos constituintes do solo.volume dos constituintes do solo. 3. Umidade do solo com base em volume (Θ) cmsolo cm H O
Qual o peso do solo seco?
SOLO SECO Θgs = 0 SOLO SATURADO Θgs = 1 Exercício 100 cm3de solo tem massa úmida igual a 1460g e peso seco de 1200g.
Qual a densidade do solo seco?
Em que: D s– densidade do solo, em kg dm-3(equivalente a g cm-3). m a– massa da amostra de solo seco a 105 °C até peso constante, em g. V – volume do cilindro, em cm3.